Condutores garantem conhecer perigos da prática, mas só 30% admitem que infringem a lei
Por Vitor Matsubara
Enquanto oito em cada dez entrevistados afirmou conhecer os riscos, aproximadamente 29% dos motoristas com idades entre 16 e 21 anos declarou ter digitado mensagens de texto ao volante nos últimos 30 dias. Entre os mesmos entrevistados, 47% deles declararam que fizeram ligações enquanto dirigiram, sem usar fones de ouvido ou qualquer tipo de dispositivo viva-voz.
Segundo dados da organização responsável pela segurança viária nos Estados Unidos (NHTSA), 3.092 pessoas perderam a vida por “batidas causadas por distrações”, volume este que responde por 9,4% do total de mortes nas estradas.
Este não é o primeiro levantamento com dados alarmantes divulgado pelo NHTSA. No início do ano, outra pesquisa mostrou que os condutores com idades entre 18 e 20 anos se envolvem mais em acidentes causados por conversas ao telefone celular. Motoristas nesta faixa etária apresentam três vezes mais chances de ler ou enviar mensagens de texto ou e-mails de aparelhos móveis do que condutores acima dos 25 anos.
Ainda de acordo com o NHTSA, a incidência de pessoas com o hábito de enviar SMS enquanto dirigem diminui conforme a idade aumenta. Atualmente, 38 dos 50 estados norte-americanos proibiram o uso do teclado de telefones celulares e outros dispositivos portáteis ao volante, sendo que 10 estados baniram completamente o uso de aparelhos de telefonia móvel.
Fonte:quatrorodas
Disponível no(a): http://quatrorodas.abril.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário