7 de mar. de 2012

Watson: regulamento bane inovações técnicas na F1

Ex-piloto da McLaren gostaria de regras mais tradicionais, com carros mais largos

John Watson (Alastair Staley/LAT Photographic)
 
O ex-piloto John Watson criticou o atual regulamento da F1 e afirmou que, por conta disso, as inovações técnicas vão desaparecer do esporte.
Na avaliação do norte-irlandês, que correu na categoria entre 1973 e 1985 por Penske, Brabham e McLaren, entre outros times, o rigor previsto pelo regulamento em relação à redução de custos no esporte é ilusório.


“O que lamento, por várias razões, é onde está a inovação na F1 nestes dias? Tudo agora é macroinovação, há poucas diferenças, são mudanças sutis. Quando lembro da minha geração, que correu nos anos 1970 e 1980, a quantidade de inovação que aconteceu naquele período é inacreditável quando comparado ao que estamos vendo agora”, explicou Watson ao site “ESPNF1.com”.
“A razão pela qual se faz isso é para conter os custos, mas na verdade, as melhorias na macroengenharia e na macrotecnologia são muito mais caras, pois envolve um grande número de pessoas, além de intermináveis horas nos túneis de vento e nas escrivaninhas com programas de design e simulação ou o que quer que seja. Então, inevitavelmente, os custos não estão sendo reduzidos na verdade.”
Watson reconhece a necessidade de reduzir os custos, mas defende uma maior liberdade de criação aos engenheiros na F1.
“Fundamentalmente, gostaria de ver um regulamento mais tradicional, com os carros mais largos e longos e uma quantidade limitada de combustível. [A mudança] Faria os engenheiros surgirem com novos conceitos, variando de motores a diesel a híbridos ou qualquer coisa que seja”, disse o ex-piloto.
Watson conquistou cinco vitórias na F1 e duas poles positions. Sua melhor temporada aconteceu em 1982, pela McLaren, quando foi terceiro colocado, atrás de Keke Rosberg (Williams) e Didier Pironi (Ferrari).
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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