12 de mar. de 2012

Stewart segura Johnson no fim e vence pela 1ª vez em Vegas

Vitória também foi a 1ª do atual campeão da Sprint em 2012; Biffle lidera o campeonato

Stewart exibe o troféu em forma de chave de boca de Las Vegas (Lesley Ann Miller/LAT)

O atual campeão da Sprint Cup, Tony Stewart, conquistou neste domingo sua primeira vitória no ano e também no oval de 1,5 milha de Las Vegas. O americano teve um desempenho impecável na terceira etapa da divisão principal da Nascar.

Largando da sétima posição, Stewart chegou a esboçar um domínio logo no começo, quando escalou o pelotão de forma fulminante até pular para segundo. Mas o piloto acertou alguns detritos e perdeu rendimento com seu Chevrolet Impaca da Stewart-Haas, caindo para quinto. Ele finalmente apareceu na ponta na volta 134 de um total de 267, controlando a corrida a partir de então.
O pole foi Kasey Kahne, da Hendrick, que perdeu a ponta logo no começo para o companheiro Dale Earnhardt Jr e caiu para nono. Earnhardt ditou o ritmo nas primeiras 45 voltas, quando veio a primeira amarela do dia, provocada por uma batida de Timmy Hill.
Na 73ª passagem, quando uma rodada de David Reutimann na entrada dos pits forçou a segunda entrada do carro de segurança, os competidores partiram para o reabastecimento. Dale Jr decidiu trocar os quatro pneus e despencou para 16º, sendo superado por adversários que optaram por mudar apenas dois.
Matt Kenseth passou provisoriamente ao status de líder, mas a Hendrick voltou a dar as cartas quando Jimmie Johnson fez bela ultrapassagem para assumir a dianteira. O pentacampeão havia largado das últimas posições e, com o carro reserva, protagonizava excelente corrida de recuperação.
Com a terceira amarela, causada pelo estouro de motor do carro Travis Kvapil, Tony Stewart ressurgiu em segundo e colou em Johnson. O bicampeão fez uma excelente relargada e, por dentro, superou o rival.
A corrida passou então pelo seu período mais longo de bandeira verde, da volta 134 à 204, momento em que a direção decidiu intervir novamente, por detritos na pista. O traçado do trioval voltou a apresentar problemas no 229º giro, forçando nova amarela e levando os líderes a mais um pitstop.
Brad Keselowski preferiu ficar na pista e assumiu momentaneamente a ponta, mas um agressivo Tony Stewart performou outra grande arrancada quando a flâmula verde foi agitada, ultrapassando o piloto da Penske de forma incisiva.
Keselowski continuou em segundo até a volta 250, quando, na relargada da sexta amarela do dia, sofreu uma pane seca e ficou para trás.
Jimmie Johnson passou a ser o vice-líder e partiu para cima de Stewart, colocando os últimos sete títulos da Sprint à prova na luta pela vitória.
Após mais duas aparições do carro de segurança, acionadas por conta de acidentes dos irmãos Kurt e Kyle Busch, em sequência, Johnson foi para o tudo ou nada na última relargada, restando cinco voltas para o fim. Mas Stewart não arrefeceu e fechou a porta do adversário, recebendo a quadriculada na frente.
Greg Biffle cruzou em terceiro e assumiu a primeira posição do campeonato, com 125 pontos. O piloto da Roush Fenway tem dez de vantagem para Kevin Harvick, da Richard Childress. Stewart galgou oito posições na tabela e agora é o sétimo, enquanto Johnson, que perdeu 25 tentos por conta de uma irregularidade encontrada em seu carro em Daytona, figura em 23º.
A quarta rodada da Sprint Cup será realizada no próximo domingo, no oval de meia milha de Bristol.
Etapa de Las Vegas - resultado final (dez primeiros):
1º. Tony Stewart (EUA/Stewart-Haas Chevrolet), 267 voltas
2º. Jimmie Johnson (EUA/Hendrick Chevrolet)
3º. Greg Biffle (EUA/Roush Fenway Ford)
4º. Ryan Newman (EUA/Stewart-Haas Chevrolet)
5º. Carl Edwards (EUA/Roush Fenway Ford)
6º. Clint Bowyer (EUA/Waltrip Toyota)
7º. Paul Menard (EUA/Richard Childress Chevrolet)
8º. Jamie McMurray (EUA/Earnhardt-Ganassi Chevrolet)
9º. Trevor Bayne (EUA/Wood Brothers)
10º. Dale Earnhardt Jr. (EUA/Hendrick Chevrolet)

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: