31 de mar. de 2012

Santiago, cidade multimarca: capital chilena tem enorme variedade de carros diferentes


Num semáforo de Santiago, VW Saveiro era o modelo mais novo e único familiar entre os brasileiros
Por Diogo de Oliveira (Texto e Fotos)
Os chilenos estão mal acostumados! Ou seríamos nós, brasileiros? Estive recentemente no Chile, na capital Santiago. Foi a primeira vez que visitei o país. E fiquei surpreso com a variedade de carros e marcas nas ruas. Assim como no Brasil, tem quase de tudo: chineses, japoneses, norte-americanos, alemães, sul-coreanos… Só que a diversidade de modelos é tão grande, que fica difícil ver dois iguais circulando juntos. A exceção são os táxis (boa parte da frota ainda é de Nissan V16, o Sentra do início dos anos 90).

Outro fato interessante: várias montadoras que nunca vieram ao Brasil, ou que já estão fora do país há tempos, vendem carros no Chile. A Mazda, por exemplo, é bastante presente nas ruas. Vê-se mais Mazda2 que Ford New Fiesta, por exemplo – ambos os modelos usam a mesma plataforma. Já as chinesas Great Wall e BYD comercializam seus modelos no país há algum tempo – vi várias unidades do hatch subcompacto F0. E mesmo marcas tradicionais, como a Toyota, têm um leque maior de veículos em oferta.
O hatch compacto Yaris, por exemplo, é um dos poucos carros que se vê com maior frequência nas ruas chilenas – lá, diria que é um popular. O subcompacto Chevrolet Spark também pode ser visto constantemente e em várias gerações distintas. Tem até carros da Samsung, a marca sul-coreana do grupo Renault cujos sedas estão recebendo o losango da montadora francesa (o Fluence, por exemplo, é o Samsung SM3 com o escudo da Renault). Temos ainda muitos Suzukis, especialmente o pequenino Alto.
Veja abaixo a coletânea de carros! (Detalhe: todas as imagens foram feitas na quadra de uma mesma rua)
Mazda2, o New Fiesta da marca japonesa, é popular em Santiago
Nissan V16, o Sentra dos início dos anos 90, é um dos carros mais vistos nas ruas da capital chilena
A primeira geração do SM3, Samsung que recentemente virou o Renault Fluence
Chevrolet Cruze e Toyota Corolla hatch estacionados, lada a lado, à frente de um prédio residencial
Dois representantes dos anos 90: um Ford Ka e um Nissan V16
Nova geração do Chevrolet Spark não é tão abundante quanto o modelo antigo
Pequeno, simpático e bem antigo: este Suzuki Alto é da década de 80
Um Aston Martin DBS Volante estacionado no abastado bairro de Los Condes, em Santiago
 Em um único quarteirão, foi possível ver dezenas modelos diferentes
Fonte: blogdaautoesporte
Disponível no(a): http://colunas.revistaautoesporte.globo.com/blogdaautoesporte/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: