3 de mar. de 2012

Por que a McLaren deveria levar o título da F1 em 2012?



Já fazia algum tempo que o regulamento da Fórmula 1 não levava a um grid de carros tão uniformemente feio. Exceto um: o McLaren MP4-27. Se ainda resta um pingo de beleza no mundo, eles deveriam levar o Mundial.

Um ano atrás, escrevi um texto sobre o carro da Mercedes para 2011 intitulado “Por que a Mercedes vai vencer na F1 em 2011?” Ainda bem que não trabalho no ramo das previsões. Longe de conquistar a F1, o melhor resultado do Mercedes MGP W02 foi um quarto lugar de Michael Schumacher no épico Grande Prêmio do Canadá. Fora isso, o carro viveu em um abismo entre o pelotão da frente e o intermediário, muito longe de seu avô, o campeão Brawn BGP 001.
Você pode até dizer que eu não deveria mais escrever sobre qualquer correlação entre o visual de um carro da Fórmula 1 e seu desempenho futuro. Pensando nisso, esta não é uma previsão e sim um desejo, necessário graças à mudança de regras que levou aos horrorosos bicos com degrau que você encontra em todos os carros que correm este ano – menos o da McLaren. Um desejo de que a beleza deve vencer, que Keats estava correto quando escreveu Ode sobre uma urna grega, que o belo e brutal MP4-27 levará o primeiro título de construtores à marca desde 1998.
Você sabe que a coisa está feia quando até mesmo Adrian Newey, projetista dos delicados, elegantes e imbatíveis Red Bulls jogou a toalha. “Nós [...] tivemos que baixar o bico logo à frente da suspensão, o que, em comum com muitas outras equipes, nos faz pensar que é um bico levemente feio. Nós tentamos estilizá-lo da melhor forma possível, mas não é uma característica que você adotaria se não fossem as regras”, Newey disse a respeito do RB8, o mais novo carro da Red Bull.
Mas não se engane: a Red Bull tem uma chance muito grande de vencer novamente. Ainda que os difusores que Newey trouxe de volta à F1 agora sejam ilegais, eles tiveram meses para projetar um novo carro; junto com Sebastian Vettel, o RB8 provavelmente será um vencedor. Mas talvez não! E se isso não acontecer, que a dupla britânica da McLaren lute pelo título. A filosofia de design da McLaren nos últimos anos de manter um centro de gravidade baixo, sacrificando um pouco do fluxo de ar produzido por uma suspensão dianteira elevada os permitiu projetar um carro em conformidade com as regras de 2012 sem um nariz que somente uma mãe cega poderia gostar.
Ë o único carro bonito no grid. Ele deveria vencer.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: