13 de mar. de 2012

Pedágio por trecho percorrido será adotado em SP

Mais de 2,5 milhões de motoristas terão que trocar seus aparelhos do atual sistema Sem Parar

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Novos sensores serão instalados em estruturas em formato de arco sobre a pista

A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) divulgou hoje as primeiras informações sobre o novo sistema de cobrança de pedágio que será adotado nas rodovias paulistas. O novo projeto permite que o motorista pague apenas pelo trecho percorrido, já que pórticos (espécie de sensor em arco) serão instalados ao longo das vias e debitarão da conta registrada apenas o valor referente àquele espaço.

À princípio, o sistema Ponto a Ponto estará em fase de testes a partir de abril na rodovia SP-75, que liga Campinas a Indaiatuba. Os motoristas que já possuem tags do sistema Sem Parar devem substituí-las por novos equipamentos entre 1º de janeiro de 2013 e 7 de novembro de 2014. Segundo estimativas, mais de 2,5 milhões de aparelhos estão atualmente em uso e devem ser trocados sem custo adicional.

Na primeira fase do projeto, serão instalados 9 pórticos em cada lado da rodovia entre as cidades de Itu e Campinas. Os valores cobrados variam de R$ 0,70 (na altura do km 38.200, em Salto) a R$ 2,50 (valor cobrado no primeiro pórtico, na altura do km 25.750, em Itu).


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Tag será oferecida gratuitamente
Inicialmente, o Grupo STP, que já administra o sistema Sem Parar atual, disponibilizará as novas tags para moradores das cidades de Indaiatuba, Campinas, Itu, Salto, Cabreúva, Porto Feliz e Sorocaba para os testes. Os motoristas de veículos de passeio deverão fazer uma carga inicial de R$ 20 e será cobrada uma taxa de R$ 1 a cada recarga. Ônibus, caminhões e outros veículos comerciais deverão pagar R$ 10 por eixo.

O sistema Ponto a Ponto deverá tornar mais justa a cobrança de pedágio, especialmente no trecho escolhido para a implantação da fase de testes. A Artesp estima que cerca de 70% dos veículos que transitam pela SP-75 transportam moradores das cidades vizinhas à via que precisam acessá-la para trabalhar diariamente. O sistema de cobrança atual (em cabines e tecnologia Sem Parar em praças de pedágio) será mantido até a implementação total do novo sistema.
Veja onde serão instalados os primeiros sensores:

Km 25.750 Itu R$ 2,50
Km 36.400 Salto R$ 1,00
Km 38.200 Salto R$ 0,70
Km 43.350 Salto R$ 1,80
Km 60.800 Indaiatuba R$ 1,80
Km 62 Indaiatuba R$ 1,80
Km 66.700 Campinas R$ 0,90
Km 7 Campinas R$ 1,40

Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a): http://revistaautoesporte.globo.com
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