9 de mar. de 2012

O dia em que Schumacher repetiu Ayrton Senna



Mesmo com o câmbio travado em uma marcha alta e vendo seus adversários chegando como uma bala curva após curva, ele superou todas as adversidades e conquistou um lugar no pódio. Engana-se quem pensa que estou falando de Ayrton Senna. O nome da fera? Michael Schumacher.

Depois dos trágicos acidentes que vitimaram fatalmente Roland Ratzenberger e Ayrton Senna em San Marino, deixaram em coma Karl Wendlinger em Mônaco e afastaram Pedro Lamy em testes privados em Silverstone, o clima do Grande Prêmio da Espanha não era exatamente festivo na 5ª etapa do Mundial de Fórmula 1 de 1994.
Mas mesmo com todos esses fatores contra, há motivos para ver, comemorar e brindar os olhos com um dos momentos mais fantásticos deste gênio das pistas. Michael Schumacher finalmente nos daria um motivo para sorrir naquela temporada.

O alemão não participou do primeiro treino livre de sexta-feira para comparecer à reunião de segurança para os pilotos. Foi decidido que barreiras de pneus fariam o papel de chicanes móveis para diminuir a velocidade em certos pontos da pista, mas infelizmente nem toda essa precaução impediu o pior:  em um terrível acidente o piloto da MTV Simtek Ford (sim, novamente ela!) Andrea Montermini perdeu o controle de seu carro e foi de encontro ao muro do início grande reta catalã logo na manhã de sábado.
Mas nada disso comprometeu o ritmo arrasador que Schumacher imprimia durante a temporada. Àquela altura o alemão já possuía 40 pontos conquistados ao vencer as quatro primeiras provas do ano, tornando-o o principal candidato ao título. E sem Ayrton para pegar as pole positions, Schumacher não deu margem a erros e emplacou a segunda pole consecutiva em sua carreira.
Quando a corrida começou no ensolarado domingo em Barcelona, tudo parecia seguir como o script das corridas anteriores. Mas nem tudo foram flores.
Antes de fazer seu primeiro pit-stop, perto da vigésima volta, seu Benetton começou a não engatar muito bem as marchas. Quando estava preparando para entrar nos pits, o câmbio do B194 travou de vez na quinta marcha, deixando seu piloto em maus lençóis. Mesmo assim Schumacher conseguiu a façanha de sair dos boxes com o carro em quinta marcha.

A essa altura ele já havia caído para a segunda posição, pois Mika Hakkinen ainda não havia parado nos pits. Damon Hill com sua Williams estava em terceiro e doido para finalmente quebrar a hegemonia do alemão.

Assim que Hakkinen entrou nos pits, Hill partiu para cima do frágil Schumacher e o ultrapassou com certa facilidade. Controlando seu carro na ponta dos dedos para não baixar as rotações do motor, Schumacher improvisou um novo estilo de pilotagem para a pista de Barcelona, e mesmo tendo apenas a quinta marcha em seu carro, seu tempo era somente um segundo mais lento que no início da corrida. Um verdadeiro feito.

Schumacher ainda voltou a assumir a ponta da prova quando Hill fez seu segundo pit-stop, mas logo perdeu a liderança quando foi novamente obrigado a entrar nos boxes – de onde arrancou novamente em quinta marcha.
Para sua felicidade, quando Hakkinen estava pronto para lhe ultrapassar na volta 48, o motor Peugeot da McLaren do finlandês estourou, fazendo Schumacher sorrir sob o capacete. Outro que poderia ameaçar sua segunda posição era JJ Letho, mas cinco voltas depois de seu compatriota Hakkinen, o outro finlandês também explodiu seu motor.
Ao final das 65 voltas da prova Damon Hill sagrou-se vencedor pela primeira vez na temporada e Schumacher recebeu a bandeirada em segundo lugar, apenas 24 segundos atrás do sadio carro da Williams. Mark Blundell fazia a festa da Tyrrell ao herdar posições e fechar o pódio.

Schumacher não é considerado um gênio por ter vencido sete campeonatos (alguns deles com tudo a seu favor), mas sim por ter demonstrado em várias situações que seu talento prevalecia sobre a máquina e sobre seus adversários. O GP da Espanha de 1994, onde o alemão correu dois terços da prova e fez dois pit-stops com uma quinta marcha travada, foi um desses raros momentos que separam os gênios dos vencedores de GPs.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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