Fotos: Eduardo Rocha/Carta Z Notícias
Impostos e lucros altos explicam porque os carros custam mais no Brasil
por Alyne Bittencourt
Segunda-feira dia (12), a Renault iniciou a pré-venda do Duster 2012
no México, onde o preço inicial do utilitário é de 218 mil pesos
mexicanos – cerca de R$ 31 mil. O valor está bem abaixo do cobrado por
aqui pelo mesmo modelo. No Brasil, o Duster mais básico custa R$ 51.800.
Não bastasse o preço superior, esta versão tem motor mais fraco que o
da versão de entrada do mercado mexicano.
No México, todas as versões do utilitário, desde a mais básica, são
equipadas com motor 2.0. Já o brasileiro que quiser comprar um Duster
com essa motorização por aqui, terá que desembolsar pelo menos R$
61.500. A versão topo de linha mexicana custa 271 mil pesos mexicanos
(R$ 38.563), bem menos do que os R$ 65.800 da versão Dynamique 4x4
vendida aqui.
A ironia é que o Duster fabricado em Envigado, na Colômbia, e despachado
para o México chega lá custando bem menos do que o Duster fabricado e
vendido no Brasil. Entre os fatores responsáveis pelo preço por aqui ser
tão maior do que em outros países, destacam-se a alta carga tributária
sobre os automóveis – um sedã médio como o Toyota Corolla, por exemplo,
recolhe 31% em impostos no Brasil, mas apenas 6% nos Estados Unidos – e a
alta margem de lucro praticada pelas fabricantes instaladas no Brasil,
como indica uma reportagem publicada pelo portal UOL Carros em junho.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário