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Parceria vai explorar compras conjuntas e o compartilhamento de peças e plataformas
por Alyne Bittencourt
MotorDream
Os presidentes da GM, Dan Akerson, e da PSA Peugeot Citroën, Philippe
Varin, anunciaram nesta quarta (29) a criação de uma aliança entre as
duas fabricantes. A parceria será baseada principalmente no
compartilhamento de plataformas, componentes de veículos, e na
realização de compras conjuntas que devem ficar em torno de US$ 125
bilhões por ano – cerca de R$ 214 bilhões.
Apesar da aliança, cada marca manterá sua independência para vender seus
veículos. Segundo as fabricantes, para firmar a parceria, a General
Motors investiu cerca de 1 bilhão de euros no grupo PSA. Com isso,
caberá à GM uma participação de 7% nas ações do grupo francês, o que faz
da americana o segundo maior acionista do grupo francês – atrás apenas
da família Peugeot.
O acordo de parceria é flexível, o que permite que a aliança explore
outros aspectos que não somente o compartilhamento de peças e as compras
conjuntas. As fabricantes devem investir também nas áreas de logística
integrada e transporte. O acordo tem potencial para ser providencial
para os dois grupos, já que a Peugeot não tem conseguido boas vendas na
Europa e no Brasil; e a Opel – principal marca da GM no mercado europeu
– tem amargado vendas nada satisfatórias no Velho Continente.
Segundo os dois grupos, os primeiros frutos da aliança devem ser
compactos, médios, monovolumes e crossovers. Ainda há a possibilidade do
desenvolvimento conjunto de uma plataforma para carros de baixas
emissões. De acordo com GM e PSA, a expectativa é de que, em cinco anos,
as operações conjuntas cheguem à casa dos US$ 2 bilhões – R$ 3,43
bilhões – por ano.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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