22 de mar. de 2012

FIA rejeita protestos de Lotus e RBR sobre duto da Mercedes

Entidade mantém decisão que legaliza inovação técnica da equipe alemã no modelo W03

Duto da Mercedes fica exposto no momento da abertura da asa móvel (Glenn Dunbar/LAT)

As queixas de Lotus e Red Bull sobre a legalidade do duto ativado pelo DRS da Mercedes foram rejeitadas pela FIA, apurou a AUTOSPORT.
As duas equipes pediram por esclarecimentos sobre a questão antes do GP da Malásia deste fim de semana, sendo que ambas avaliaram que o duto, que contribui com a velocidade em linha reta do carro, desrespeitava as regras que impedem itens aerodinâmicos ativados pelos pilotos.

Após discussões entre a FIA e as equipes realizadas em Sepang, estabeleceu-se que a entidade não mudará sua posição neste assunto.
A FIA informou às equipes que segue convencida de que o conceito é legal por ser passivo, sendo que não há nada nas regras que torna ilegal um sistema ativado pelo movimento do DRS.
O diretor de provas da FIA, Charlie Whiting, que lidera o departamento técnico da F1, afirmou durante o GP da Austrália: “O sistema é passivo. Não há partes móveis nele, não interage com a suspensão, com nada. Portanto, não vejo uma regra que o proiba.”
A novidade significa que Red Bull e Lotus (as duas equipes mais insatisfeitas com a questão) devem escolher entre realizar um protesto oficial na Malásia ou iniciar o desenvolvimento de seu próprio sistema.
Norbert Haug, diretor esportivo da Mercedes, confirmou que os carros da equipe devem ser os mesmos vistos na Austrália. “O carro passou pela vistoria e recebeu luz verde”, afirmou na Malásia.

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: