14 de mar. de 2012

ESPECIAL 2012 – Ferrari começa 2012 cheia de dúvidas

Modelo F2012 apresentou vários problemas de confiabilidade durante os testes de inverno

Felipe Massa, da Ferrari, em Barcelona (Andrew Ferraro/LAT)

A Ferrari começa a temporada 2012 como uma grande incógnita. Há cinco anos sem o título do Mundial de Pilotos, o time chefiado pelo criticado Stefano Domenicali manteve o bicampeão mundial Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa e optou, ao contrário dos rivais Red Bull e McLaren, por uma solução radical na construção do chassi.

Desenhado por Nicholas Tombazis, o F2012 apresentou uma carenagem no limite permitido pela FIA, e um novo modelo de suspensão, com sistema “pull rod” na dianteira, o que não é usada na F1 há 11 anos, com a finalidade de solucionar os problemas de aquecimento de pneus no 150º Italia, seu antecessor.
Na pré-temporada em Jerez e Barcelona, porém, o carro se mostrou contrário às boas expectativas do time. Instável nas freadas, o F2012 gerou pouca pressão aerodinâmica e sofreu com um massivo desgaste de pneus, principalmente na Catalunha. Ao mesmo tempo, também registrou tempos competitivos em voltas rápidas, além de ser o carro que mais andou nos testes de Barcelona – 2.178 km contra 2.029 da Mercedes.
Diante do controverso panorama, a situação da Ferrari (e consequentemente, de Stefano Domenicali) em 2012 é enigmática, embora sinais apontem para um clima ruim em Maranello. No fim dos testes, a equipe proibiu os pilotos de darem entrevistas e o diretor técnico Pat Fry admitiu que o carro não nasceu competitivo.
Com isso, o F2012 deve andar no pelotão intermediário até a última bateria de testes da F1 em 2012, em Mugello, entre 1 e 3 de maio, quando provavelmente uma versão B do modelo será colocada na pista.
Ficha técnica
Nome oficial: Scuderia Ferrari Marlboro
Site: http://formula1.ferrari.com
Sede: Maranello, Itália
Proprietário: Ferrari SpA
Chefe de equipe: Stefano Domenicali
Projetistas: Pat Fry/Corrado Lanzone/Nikolas Tombazis
Modelo do carro: F2012
Motor: Ferrari 056
Estatísticas
Títulos no Mundial de Construtores: 16 (1961, 1964, 1975, 1976, 1977, 1979, 1982, 1983, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2007 e 2008)
Títulos no Mundial de Pilotos: 15 (1952, 1953, 1956, 1958, 1961, 1964, 1975, 1977, 1979, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2007)
Vitórias: 216
Poles: 205
Pódios: 653
GPs: 831
Estreia: Mônaco - 1950
Posição no campeonato de construtores de 2011: 3º (375 pontos)
Por que torcer pela equipe?
Além da tradição, o time carrega a honra de ser o mais vencedor na história da F1, com 16 títulos de Construtores e 15 de pilotos. Possui também uma torcida apaixonada – comparável aos tifosi do futebol –, talvez a única entre os times no atual grid do esporte.

Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Os próprios membros da equipe não escondem que o projeto do F2012 não saiu como o esperado. As primeiras etapas mostrarão se o ano já está perdido ou se haverá salvação para lutar pelo título.
Leonardo Felix: Se a Ferrari blefou na pré-temporada, foi provavelmente o maior chiste da história da F1. A F2012 parece mal nascida e a tendência é ver os carros vermelhos brigando pelo meio do pelotão até a equipe ajeitar a vida.
Lucas Berredo: Um enigma completo. O F2012 mostrou bom ritmo de classificação, mas é pouco convincente em long runs. Até o início da temporada europeia, Alonso e Massa devem sofrer para andar na frente, embora se classifiquem sem problemas ao Q3.
Lucas Santochi: Não mostra a mesma organização que tinha nos tempos de Michael Schuamcher e Jean Todt e o desespero parece imperar. Tenta em 2012 se recuperar dos últimos projetos fracassados e aposta no talento de Fernando Alonso para reagir.
PILOTOS
5 – FERNANDO ALONSO
Considerado um dos melhores pilotos no grid, Alonso conseguiu uma vitória em 2011 mesmo com um carro inferior aos rivais e conquistou dez pódios, enquanto o companheiro de equipe Felipe Massa não chegou nenhuma vez entre os três primeiros. Tenta em 2012 acabar com seu jejum de seis anos sem um título, após ter sido o bicampeão mais jovem da história, em 2006, posto que pertence hoje a Sebastian Vettel.
Nome completo: Fernando Alonso Díaz
Site: http://www.fernandoalonso.com/en/
Data de nascimento: 29/07/1981 (30 anos)
Cidade natal: Oviedo
Nacionalidade: espanhola
Equipes: Minardi (2001), Renault (2003-06 e 2008-09), McLaren (2007) e Ferrari (desde 2010)
GPs disputados: 177
Títulos: 2 (2005 e 2006)
Vitórias: 27
Poles: 20
Pódios: 73
Pontos marcados: 1.086
Melhores voltas: 19
Estreia: Austrália-2001
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Capacidade para liderar uma equipe o espanhol já provou que tem. Porém, caso o carro da Ferrari seja pouco competitivo como os dirigentes temem, ficará de mãos amarradas ao longo do ano.
Leonardo Felix: Com um carro ruim, irá tirar alguns "leites de pedra" esporádicos. Com um minimamente competitivo, luta pelo título, já que tem a equipe inteira a seu dispor.
Lucas Berredo: Líder nato, Alonso deve enfrentar outro campeonato difícil. Apesar do indiscutível talento, o bicampeão mundial, com um carro deficiente nas mãos, lutará uma vez ou outra por pódios. Depende de Domenicali & Cia. para fazer melhor em Maranello.
Lucas Santochi: Um dos melhores pilotos do grid, conseguiu se impor dentro da equipe e será, mais uma vez, a grande esperança da Ferrari. Se tiver um carro com desempenho próximo de Red Bull e McLaren, pode ameçar os favoritos na disputa do título.
6 – FELIPE MASSA
Neste ano, a situação de Massa na Ferrari é pior do que no início da temporada 2011. Após outro campeonato apático, o brasileiro precisa derrotar Fernando Alonso na disputa interna da equipe para ter qualquer esperança de permanecer no time italiano no ano que vem. Durante a pré-temporada, Massa, porém, se mostrou confiante e, caso recupere a forma de 2008, quando foi vice-campeão mundial, pode lutar por uma renovação de contrato.
Nome completo: Felipe Massa
Site: http://www.felipemassa.com/
Data de nascimento: 25/04/1981 (30 anos)
Cidade natal: São Paulo
Nacionalidade: brasileira
Equipes: Sauber (2002 e 2004-05) e Ferrari (desde 2006)
GPs disputados: 152
Melhor posição em Mundiais: 2º (2008)
Vitórias: 11
Poles: 15
Pódios: 33
Pontos marcados: 582
Melhores voltas: 14
Posição no campeonato de 2011: 6º (118 pontos)
Estreia: Austrália-2002
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Dificilmente conseguirá superar Alonso. Mas Massa já mostrou ser um piloto capaz de render mais do que na última temporada, quando teve uma combatividade aquém do que seu histórico indica.
Leonardo Felix: Seu único trabalho em 2012 será não fazer uma despedida melancólica da Ferrari.
Lucas Berredo: Nesta temporada, Massa terá sua última chance de bater Alonso. Mas após dois anos sofríveis, em que foi derrotado constantemente pelo espanhol, é pouco provável que mostre alguma reação. Com o instável F2012, Massa deve, no máximo, lutar por eventuais pódios.
Lucas Santochi: Depois de duas temporadas apagadas, terá o desafio de tentar se recuperar em 2012, último ano de contrato com a equipe. Caso não consiga, seu futuro estará ameaçado não só na equipe, mas também na F1.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: