Falar em muscle car é falar em John DeLorean. Em meados da década de 60 ele trabalhava na Pontiac e teve a idéia de criar algo com estilo, potência e conseqüentemente brutalidade de sobra. Três qualidades dessas máquinas que nos fascinam até hoje.
O Pontiac GTO nasceu em meio a muitas reuniões com apenas um tema em pauta: enrugar o asfalto. Naquela época pagando apenas um acréscimo de US$ 300, o consumidor comprava um pacote (nenhuma semelhança com o que temos por aqui) com carburador quadrijet Carter, saída dupla de escapamento, transmissão manual com alavanca Hurst e outros acertos divertidos, tendo à sua disposição um V8 de 6,4 litros e 325 cv.
Logo depois, por volta de 1965, o Mustang chegou ao mercado, dando início à era dos pony cars. O Camaro e o Pontiac Firebird vieram na seqüência “Mais leves, menores e com um motorzão ficariam perfeitos”, pensou a equipe de engenharia. E assim mais opções foram colocadas nas ruas.
Esse Camaro RS/SS de 1969 resume bem essa idéia. A tonalidade Hugger Orange da carroceria é uma das mais belas cores do catálogo desse ano. Um pouco mais detalhadamente podemos notar as rodas rally, que fizeram história e são clássicos da marca.
Esse exemplar chegou ao Brasil naquela época, e veio de fábrica com um belo pacote de opcionais. O mais legal deles é o motor V8, o lendário 396, código L78. A primeira versão do propulsor foi utilizada no Corvette e entregava nada menos do que 425 cv (se fossem falar de pôneis malditos por lá, a coisa iria dar trabalho).
Nesse clássico que mostramos hoje, o big block entrega 375 cv, como no Chevelle SS. A visão da abertura do capô – que conta com cowl induction – é realmente especial. O bloco pintado de vermelho e as tampas de válvulas cromadas, juntamente com as mangueiras novas e tudo mais, passa uma idéia de originalidade incrível.
Uma olhada debaixo do clássico mostra o escapamento hi-performance, que se divide em duas saídas e vem serpenteando por baixo como uma cobra de metal. O ronco da máquina em ação mostra o verdadeiro espírito do período. Gasolina barata, força bruta e resistência de sobra. Vida longa aos muscle cars!
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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