9 de mar. de 2012

Bebida alcoólica pode ser combustível alternativo?

Piadas de redes sociais têm um fundo de verdade, mas devem ser evitadas
Por Bruno Roberti | 09/03/2012
O recente problema no abastecimento de combustíveis, que provocou a falta do produto nos postos da cidade, fez com que algumas brincadeiras surgissem nas redes sociais, sugerindo o uso de álcool de limpeza ou bebidas alcoólicas. Mas será que isso funciona?

De acordo com o engenheiro José D´Elia, consultor de QUATRO RODAS, em um motor flex qualquer bebida ou o álcool líquido usado para limpeza doméstica podem fazer o motor funcionar. “Em média, um carro faria apenas 3 km/l com álcool para limpeza”, diz. “No caso das bebidas, como a grande maioria possui um teor alcoólico menor, a autonomia é menor que isso.”

Mas, antes de pensar em manter uma caixa de whisky ou vodca no porta-malas para usar em caso de emergência, vale um alerta. “Esse seria um recurso extremo e, ainda assim, para rodar poucos quilômetros”, explica o engenheiro. Segundo ele, abastecer com vários litros de bebida alcoólica provocaria o mesmo efeito de utilizar combustível adulterado. Os componentes não-explosivos presentes na composição das bebidas podem sujar o tanque e as mangueiras, além de provocar a famosa batida de pino (quando ocorre a queima irregular da mistura dentro do cilindro). Somente o álcool para limpeza não ocasionaria problemas no motor, já que é composto apenas de álcool etílico (etanol) e água, que é evaporada pelo motor.

Fonte: quatrorodas
Disponível no(a): http://quatrorodas.abril.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: