3 de mar. de 2012

A Apple está contratando engenheiros automotivos. Seria este o sinal de um sistema multimídia iCar?



A Apple prova novamente que ainda é a empresa que Steve Jobs construiu. Depois de anos dizendo “blé” à ideia de trabalhar com os fabricantes de carros para uma maior integração de seus produtos com os sistemas multimídia dos carros, algumas pistas dão conta que a Apple está contratando profissionais do ramo para montar um sistema que funcione com todos os seus dispositivos.

O mercado de sistemas multimídia para carros é basicamente dividido entre aqueles que possuem acordos com a Microsoft para usar seu sistema Windows Embedded Automotive 7 baseado no Windows CE (Ford Sync, Kia UVO, Toyota Entune) e aqueles que não têm (GM e o grupo Volkswagen Audi, entre outros).

Os executivos da Volkswagen até se reuniram com Steve Jobs em 2007 para discutir como as duas empresas poderiam trabalhar juntas, mas nada foi publicamente anunciado, fora o uso de alguns produtos Apple em carros-conceito da VW.
Considerando a vantagem de quase uma década da Microsoft no setor, não é difícil acreditar que em algum lugar em Cupertino exista um grupo desenvolvendo sua própria solução de áudio e vídeo integrado para fabricantes ou consumidores finais (já a ideia da Apple construir seu próprio carro é absurda… pelo menos agora).
Mas, uma pista de que a Apple está realmente tentando construir uma versão ou algum tipo de conceito de sistema multimídia automotivo veio do China Car Times, que noticiou o anúncio de uma agência de empregos na seção automotiva do LinkedIn na China.

O representante da Allegis-BN diz que a Apple China está à procura de alguém que possa desempenhar a função de engenheiro de qualidade dos fornecedores/supervisor de integração de novos produtos, com experiência em CNC/fundição injetada/estamparia/injeção de plásticos e que conheça o processo produtivo chinês.
Isso pode significar que estejam procurando o tipo de pessoa que você precisaria caso esteja fabricando algo projetado para se encaixar no painel de um carro – ou o tipo de pessoa que saiba lidar com uma máquina de CNC em aplicações automotivas e que possa levar esta habilidade para usos não-automotivos. Poderia até mesmo ser a tentativa da gigante dos eletrônicos em construir um protótipo de um produto conceito já desenvolvido.
Isso tudo nem chega perto de ser uma prova definitiva de que a Apple esteja entrando no mercado, mas é certamente uma grande pista de que poderia. E já que a Apple é reconhecidamente discreta no que se trata de falar de produtos futuros até que eles estejam nas lojas, é difícil imaginar que teremos uma confirmação oficial. Por enquanto vamos ter que nos basear em rumores e pistas como esta para determinar o quão real é um sistema automotivo de diversão e informação (infotenimento?) da Apple.
Bem, a não ser que alguém na China esqueça um console central de plástico injetado ou cortado em CNC em um bar. E se fizerem isso, posso dizer que sei o que fazer em uma situação dessas.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: