Honda Civic Hatch atingiu pontuação máxima de segurança na Europa. Carros 'cinco estrelas' avaliados em 2011 foram bem também neste ano.
O Euro NCAP, entidade que realiza testes de segurança independentes com
veículos vendidos na Europa, divulgou nesta quarta-feira (22), dois
testes com os mais novos veículos vendidos no mercado global, o Jeep
Compass e o Honda Civic Hatch. Ambos foram renovados recentemente.De
acordo com as novas regras da Euro NCAP, o Jeep Compass - já à venda no Brasil - alcançou apenas duas estrelas na classificação da entedida, cuja pontuação máxima de segurança é de cinco estrelas.
O SUV compacto do grupo Chrysler foi testado com um opcional airbag de tórax, mas, segundo a entidade, os resultados do teste apresentaram níveis de proteção “pobres”, particularmente nos impactos laterais.
Na proteção dos pedestres, o Compass marcou 23%, marca considerada “decepcionante” pela rigorosa Euro NCAP. “Os SUVs compactos são o segmento de utilitário esportivo mais popular na Europa, mas o Jeep Compass não se demonstrou como forte concorrente em matéria de segurança, em comparação com outros modelo testados na mesma categoria”, diz a entidade em nota divulgada nesta quarta-feira.
Contudo, outro carro avaliado pelo Euro NCAP, o Honda Civic
Hatch ganhou cinco estrelas, atingindo a classificação máxima. A nona
geração do modelo alcançou altas pontuações em todas as áreas de
avaliação, colocando-o em igualdade com os seus rivais neste segmento.
“O carro marcou bem em assistência de segurança e também é equipado com o
opcional sistema de freios anti-colisão, o CMBS, que utiliza um radar
para acionar automaticamente os freios em caso de emergência. O sistema
foi premiado em 2010 pela Euro NCAP.
Desde a reformulação da classificação Euro NCAP, em 2009, a organização de segurança aumentou a aposta na segurança, elevando os seus critérios de cinco estrelas por ano. Em 2012, todo o carro classificado com cinco estrelas devem alcançar uma pontuação total de, pelo menos, 80%.
“Isso se traduz em veículos significativamente mais seguros para os consumidores de hoje, em especial a proteção dos pedestres.”
Capeões de 2011 e 2012
Oito carros avaliados no ano passado também satisfizeram os requisitos mais rigorosos para cinco estrelas em 2012. O Euro NCAP reemitiu a classificação de cinco estrelas este ano para os seguintes veículos: BMW Série 1, BMW X1, Ford Focus, Ford Ranger, Mercedes-Benz Classe M, Nissan Leaf, Subaru XV e Volvo V60.
"Os resultados publicados hoje mostram claramente que um certificado cinco estrelas nos dias de hoje significa muito mais o que um cinco estrelas há alguns anos. Muitos fabricantes de automóveis mudaram e nós também. Carros com base na tecnologia mais antiga não estão fornecendo os mesmos níveis de segurança diante dos modelos mais novos, desenvolvidos com outras metas. Por isso, os consumidores interessados em uma comparação justa não serão enganados por esses resultados", diz em nota o secretário-geral Euro NCAP, Michiel van Ratingen.
Mais informações sobre os testes são encontradas no site da Euro NCAP, no www.euroncap.com .
O SUV compacto do grupo Chrysler foi testado com um opcional airbag de tórax, mas, segundo a entidade, os resultados do teste apresentaram níveis de proteção “pobres”, particularmente nos impactos laterais.
Na proteção dos pedestres, o Compass marcou 23%, marca considerada “decepcionante” pela rigorosa Euro NCAP. “Os SUVs compactos são o segmento de utilitário esportivo mais popular na Europa, mas o Jeep Compass não se demonstrou como forte concorrente em matéria de segurança, em comparação com outros modelo testados na mesma categoria”, diz a entidade em nota divulgada nesta quarta-feira.
Desde a reformulação da classificação Euro NCAP, em 2009, a organização de segurança aumentou a aposta na segurança, elevando os seus critérios de cinco estrelas por ano. Em 2012, todo o carro classificado com cinco estrelas devem alcançar uma pontuação total de, pelo menos, 80%.
Honda Civic Hatch ganhou pontuação máxima em teste de segurança europeu (Foto: Divulgação)
Por área, a pontuação mínima para proteção de adultos deve ser de 80%,
enquanto a de crianças deve ser de 75%. Na proteção de pedestres, o
mínimo de segurança deve ser de 60%, enquanto a segurança assistida
(airbgs, sistemas de frenagem e estabilidade) deve ser de ao menos 60%.“Isso se traduz em veículos significativamente mais seguros para os consumidores de hoje, em especial a proteção dos pedestres.”
Capeões de 2011 e 2012
Oito carros avaliados no ano passado também satisfizeram os requisitos mais rigorosos para cinco estrelas em 2012. O Euro NCAP reemitiu a classificação de cinco estrelas este ano para os seguintes veículos: BMW Série 1, BMW X1, Ford Focus, Ford Ranger, Mercedes-Benz Classe M, Nissan Leaf, Subaru XV e Volvo V60.
"Os resultados publicados hoje mostram claramente que um certificado cinco estrelas nos dias de hoje significa muito mais o que um cinco estrelas há alguns anos. Muitos fabricantes de automóveis mudaram e nós também. Carros com base na tecnologia mais antiga não estão fornecendo os mesmos níveis de segurança diante dos modelos mais novos, desenvolvidos com outras metas. Por isso, os consumidores interessados em uma comparação justa não serão enganados por esses resultados", diz em nota o secretário-geral Euro NCAP, Michiel van Ratingen.
Mais informações sobre os testes são encontradas no site da Euro NCAP, no www.euroncap.com .
Fonte: G1
Disponível no(a): http://g1.globo.com/carros/
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário