9 de fev. de 2012

Mercado-Fiasco no Brasil, Renault Symbol bomba na Turquia

 Fotos: Divulgação
Fiasco no Brasil, Renault Symbol bomba na Turquia
Sedã que fracassou no Brasil é bastante popular no país, onde já virou até carro de polícia

por Túlio Moreira

Desde que foi lançado no Brasil, em março de 2009, o Renault Symbol nunca conseguiu se impor no mercado nacional. Vindo da Argentina, o sedã – na verdade, a segunda geração do Clio Sedan – emplacou apenas 6.155 unidades durante todo o ano passado. O desempenho pífio, porém, não se repete em países como Turquia, Argélia e Romênia. O sedã fechou o ano como veículo mais vendido nos dois primeiros e ainda emplacou um quarto lugar no mercado romeno.

O Symbol que abastece esses países – assim como mercados da África, Golfo Pérsico, Rússia e Europa Oriental – é fabricado pela joint venture formada pela fabricante local Oyak e a Renault. O desenvolvimento do sedã contou, inclusive, com a participação de engenheiros russos e romenos, que contribuíram com a equipe francesa da marca. O resultado foi tão bem aceito por lá que a polícia turca adotou o modelo como viatura de patrulha oficial. Em alguns mercados, o Symbol é conhecido como Clio Symbol e até pelo sugestivo nome Thalia.

Na Turquia, o sedã compacto emplacou 37.478 unidades em 2011, com alta de 6,3% em relação ao ano anterior. O Symbol foi seguido bem de perto pelo Fiat Linea, que também é fabricado localmente e anotou 33.762 vendas no ano passado. Na Argélia, o modelo registrou 28.171 emplacamentos e conquistou o primeiro lugar com folga – o segundo colocado, o hatch Hyundai Atos, teve 19.531 unidades vendidas. E na Romênia, o Symbol contabilizou 2.884 unidades. Apesar de pequeno, o volume foi suficiente para garantir o quarto lugar. O líder por lá é o Dacia Logan, vendido como Renault por aqui.



Popular na Turquia, o Symbol se tornou carro de polícia no país
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: