9 de fev. de 2012

F-1-Agradável aos olhos por Rafael Lopes

Novo carro da McLaren, o MP4/27

3 – Jenson Button (ING) 

4 – Lewis Hamilton (ING) 

Sem dúvidas, o carro mais bonito do ano. O MP4/27 da McLaren foi o único até agora que não contou com o horrendo degrau na parte dianteira do carro, ocasionado pelo novo regulamento que limitou a altura do bico em 55 centímetros (clique aqui, veja o infográfico e entenda o motivo). Como a equipe inglesa sempre investiu em cockpits mais baixos do que os das rivais, os engenheiros da equipe
conseguiram manter a frente longilínea, elegante e parecida com a do ano passado.
Resta ver se dará certo neste ano. O fato é que o modelo com o qual a McLaren espera deter o domínio da RBR tem aerodinâmica mais refinada que o dos rivais. Com o MP4/27, a equipe inglesa apostou em uma evolução clara do carro que venceu seis GPs em 2011 e ajudou o time a ficar com o vice-campeonato de construtores. E a maior parte das alterações está na parte traseira, que teve de ser repensada após a proibição do escapamento aerodinâmico (ou difusor soprado), que usava os gases liberados pelo motor para ganhar downforce, principalmente nas curvas. Os engenheiros optaram por fazer laterais mais convencionais, abandonando o formato em “U” do ano passado.
Novo carro da McLaren, o MP4/27
Com uma evolução dos conceitos de 2011, a McLaren pretende evitar um início complicado como o do ano passado. Os problemas nas primeiras corridas praticamente sepultaram as chances de Lewis Hamilton e Jenson Button de lutar pelo título no campeonato. Com um chassi evoluído, o mesmo tamanho do tanque de combustível e o mesmo câmbio, a equipe pôde reduzir um pouco a distância entreeixos do carro. Com isso, o desempenho nos circuitos mais travados, com curvas mais fechadas, deve melhorar. As mudanças nas laterais seguiram o conceito lançado por Adrian Newey na RBR, com entradas de ar retangulares para os radiadores. Outra alteração visível está na entrada de ar posicionada acima da cabeça do piloto. No ano passado, a equipe inglesa adotou uma solução ousada, com três orifícios (dois na tampa do motor). Em 2012, apenas a tradicional está presente. Com um duto simples, a McLaren pretende refrigerar o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) e o câmbio. Com soluções parecidas com 2011 e um design mais atraente para os torcedores (e todos esperam que isso não mude até Melbourne), o time inglês espera brigar pelo título desde o início do ano.
Fonte:voandobaixo
Disponível no(a):http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/
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