27 de fev. de 2012

Mazda irá investir nos EUA e quer ampliar produção fora do Japão

Crossover CX-5 será lançado no mercado norte-americano
Por Bruno Roberti
Apesar do prejuízo e dos problemas financeiros no Japão, a Mazda planeja investir no mercado dos Estados Unidos com um novo crossover e aumento com gastos em publicidade.

Na última semana, a marca anunciou que irá vender US$ 2 bilhões em ações no Japão, pegar um empréstimo de US$ 878 milhões com bancos e buscar um parceiro na tentativa de se recuperar da maior perda em 11 anos.


Segundo estimativas, no ano fiscal que termina em março, a Mazda deve registrar uma perda líquida de US$ 1,29 bilhão, número pior do que o esperado. A montadora enfrenta problemas com as variações do iene por causa das altas exportações.

Porém, apesar dos números negativos, a montadora japonesa vai lançar o crossover compacto CX-5 e investir cerca de 25% a mais em publicidade nos EUA, de acordo com informações do site Auto News.

O CX-5 é o primeiro modelo em produção da Mazda a usar todas as novas tecnologias da montadora, como o Skyactiv, que permite mais eficiência e força no motor com um chassis e componentes mais leves.

O objetivo da Mazda é comercializar 400 mil veículos nos EUA em 2014, cerca de 2,5% do mercado. No ano passado, a marca vendeu 250.426 modelos por lá. 

Além disso, a Mazda quer expandir sua capacidade produtiva fora do Japão para se livras das oscilações do iene. Em 2016, a meta é fabricar metade de seus veículos em outros países, inclusive no México, onde serão feitos o Mazda2 e Mazda3, que podem vir para o Brasil.
Fonte: quatrorodas
Disponível no(a): http://quatrorodas.abril.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: