Primeiro protótipo foi apresentado em 2009 e deve chegar às ruas brasileiras em breve
por Túlio Moreira
De acordo com o jornalista Gilberto Dimenstein, o arquiteto, urbanista e ex-governador do Paraná Jaime Lerner levará adiante o projeto de lançamento de um pequeno carro elétrico, batizado de Dock Dock. A empresa que ficará responsável pela fabricação do modelo será escolhida até o fim deste ano. Trata-se de um veículo urbano para duas pessoas, com quatro rodas de 12 polegadas, calçadas com pneus para moto, e sistema de iluminação por leds. O carrinho poderá ser produzido com materiais leves como fibra de coco, bagaço de cana e papel. Cada unidade deverá custar cerca de R$ 5 mil.
O propósito de Lerner é transformar o Dock Dock em uma alternativa para o
transporte público. O carrinho elétrico dividirá vias utilizadas por
bicicletas e pedestres, com velocidade máxima de 25 km/h. A partir de um
sistema semelhante à rede de aluguel de bicicletas já existente em
cidades como Paris e Rio de Janeiro, o veículo será utilizado por 15 ou
20 pessoas por dia. O usuário pagará pela eletricidade que abastece a
bateria do Dock Dock.por Túlio Moreira
De acordo com o jornalista Gilberto Dimenstein, o arquiteto, urbanista e ex-governador do Paraná Jaime Lerner levará adiante o projeto de lançamento de um pequeno carro elétrico, batizado de Dock Dock. A empresa que ficará responsável pela fabricação do modelo será escolhida até o fim deste ano. Trata-se de um veículo urbano para duas pessoas, com quatro rodas de 12 polegadas, calçadas com pneus para moto, e sistema de iluminação por leds. O carrinho poderá ser produzido com materiais leves como fibra de coco, bagaço de cana e papel. Cada unidade deverá custar cerca de R$ 5 mil.
O pequeno carro elétrico foi concebido inicialmente com 1,38 metro de comprimento, 1,5 metro de altura e 60 centímetros de largura, para apenas uma pessoa, mas deve ganhar dimensões maiores em sua versão de produção, com dois lugares. O Studio Eme, empresa especializada em design localizada em Curitiba, foi um dos responsáveis pelo projeto aerodinâmico do modelo. O propulsor foi desenvolvido pela Weg Brasil, empresa especializada na fabricação de motores elétricos sediada em Santa Catarina. A unidade de força tem 2.200 watts, utiliza corrente contínua de 48 volts e é alimentada por quatro baterias de 12 volts. É possível recarregar o conjunto entre quatro e seis horas.
O ex-governador Jaime Lerner e o protótipo do Dock Dock em Paris
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário