Foto: Divulgação
Câmbio e demanda podem explicar as diferenças nos preços
do MegaAutos
Não é de hoje que o preço dos carros é mais alto no Brasil do que na
Argentina, mesmo quando medido em relação ao poder de compra, ou
“paridade de poder aquisitivo” (PPA), que leva em conta a capacidade de
adquirir bem de acordo com o salário médio dos consumidores.
As diferenças de tamanho dos mercados, da demanda e das variações do
câmbio refletem na tabela de preços de um país e de outro. Por isso,
essas variáveis são determinantes para as marcas definirem suas
estratégias de exportação versus abastecimento do mercado doméstico.
Uma pesquisa feita pelo portal argentino MegaAutos considerando alguns
modelos e marcas vendidos nos dois países revelou que, depois da última
valorização do Real, o valor d eum mesmo veículo chega a ser 64% no
Brasil do que na Argentina.
O caso mais notório é o da Ford Ranger. A versão de entrada da picape
custa o equivalente a R$ 39.250 no país vizinho, enquanto, por aqui, ela
vale R$ 64.533, ou seja, 64% a mais. Já o Ford Focus, também produzido
na unidade de General Pacheco tem preço 45% maior no mercado brasileiro,
uma diferença de mais de R$ 17.410.
A Volkswagen Amarok cabine simples, 4x2, a versão mais básica da picape,
custa 47% menos no país vizinho, uma diferença de mais de R$ 29.900. Na
tabela, o Toyota SW4 que sai da fábrica de Zárate, na versão 5 lugares,
com transmissão automática custa R$ 170.380 no Brasil. Esse valor é 48%
maior do que os R$ 115.101 cobrados dos argentinos pelo mesmo carro.
Mas as grandes diferenças não acometem só os modelos fabricados na
Argentina. A versão mais barata do Volkswagen Gol, fabricado no Brasil,
custa R$ 12.746 a mais por aqui do que no país vizinho. São 42% de
diferença.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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