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Marca italiana analisa opções em todo o mundo para flexibilizar custos de produção
por Túlio Moreira
No início do ano, Fiat e PSA Peugeot Citroën chegaram a cogitar uma
aliança para aumentar a eficiência industrial e a produtividade dos dois
grupos automotivos. O objetivo seria contornar as dificuldades impostas
pela crise financeira que toma conta da Europa. Além disso, a Fiat
acredita que estabelecer parcerias contribuirá para atingir a meta de
vender 6 milhões de veículos em todo o mundo em 2014. A conversação não
foi adiante e o grupo francês já sinaliza aliança com a norte-americana
General Motors. Enquanto isso, a Fiat continua à procura de aliados.
O CEO do grupo Fiat-Chrysler, Sergio Marchionne, afirmou à imprensa
europeia que o grupo italiano está trabalhando para articular uma rede
de parceiros ao redor do mundo, com o objetivo de compartilhar custos de
desenvolvimento e produção de veículos. Nas palavras do executivo, a
Fiat está “considerando todas as hipóteses”. Na Ásia, por exemplo,
fabricantes menores como Suzuki e Mazda são consideradas aliadas em
potencial. Em relação à opção da PSA pela GM, Marchionne afirmou que o
grupo francês deve fazer a escolha que for mais acertada para o momento.
Atualmente, a Fiat enfrenta diversas questões que implicam em
dificuldade para suas operações. Uma das principais envolve
reivindicações trabalhistas, já que os sindicatos exigem contratos de
trabalho mais flexíveis nas unidades industriais instaladas na Itália.
Além disso, a marca precisa conviver com a retração constante da demanda
interna, sem contar previsões pessimistas sobre queda mais acentuada
nas vendas em toda a Europa este ano e redução no volume de automóveis
produzidos no continente.
Postagem Nº 14.800
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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