Medidas emergenciais devem atrasar reestruturação da marca
Por Vitor Matsubara
“Temos de adequar a capacidade produtiva com a demanda do Mercado, e a demanda está caindo. Estamos analisando tudo que podemos para garantir um ponto de equilíbrio próximo do ideal entre as despesas e as receitas da marca. Posso dizer apenas que novas medidas serão tomadas nos próximos meses”, declarou o CEO da GM Europa, Dan Akerson.
A filial europeia da GM, que engloba as marcas Opel e Vauxhall, perdeu 747 milhões de dólares no ano passado. Embora o resultado tenha sido mais positivo que o prejuízo de 1,95 bilhão de dólares registrado em 2010, os números ainda estão longe das metas estipuladas pela GM anteriormente.
Hoje, a GM vive uma fase de recuperação. Menos de três anos após ter se livrado da concordata, a empresa voltou ao posto de maior montadora de automóveis do mundo. Impulsionada pelas boas vendas nos EUA, onde cortou custos e fechou diversas fábricas, a GM alcançou o período mais lucrativo em mais de um século de história. Mesmo assim, as operações na Europa continuam incomodando, e é justamente este problema que Akerson quer resolver o quanto antes.
“Existe um consenso geral que a situação atual da Europa não é tão diferente assim da vivida pelos Estados Unidos ou pela América do Norte como um todo há três anos”, afrmou Akerson, durante uma conferência realizada com analistas de mercado.
A Opel segue perdendo participação de mercado no Velho Continente, principalmente por conta do crescimento de rivais como Volkswagen e Hyundai. O plano de reestruturação feito pela GM, que incluiu até o cancelamento da venda da empresa para a Magna Steyr, também afetou a imagem da marca.
Em janeiro, as vendas de carros novos da Opel caíram aproximadamente 21% nos países da União Europeia e da Associação Europeia de Livre Comércio (formada por Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein). Com isso, a marca detém 5,7% do mercado, ante 6,8% de participação em janeiro de 2010.
Fonte: quatrorodas
Disponível no(a): http://quatrorodas.abril.com.br/
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário