Times médios se destacaram em Barcelona, enquanto as grandes seguem escondendo o jogo
O japonês virou o tempo mais rápido da semana, 1min22s312, superando Pastor Maldonado por apenas 79 milésimos. Seu melhor tempo foi feito com pneus macios. Ele também foi quem mais andou na pista catalã, um total de 244 voltas com o C31, da Sauber. Entretanto, o carro voltou a apresentar problemas mecânicos durante as quatro sessões, assim como já ocorrera em Jerez, há duas semanas.
Kobayashi reconheceu que o resultado não reflete a atual posição da equipe helvética, mas se mostrou satisfeito com a evolução do carro. O outro piloto do time, Sergio Pérez, ficou com o quarto giro mais rápido da semana.
No caso de Maldonado, a segunda posição deve refletir menos ainda o potencial do FW34, da Williams, já que o venezuelano usava os compostos mais rápidos da Pirelli, os super macios, em sua melhor volta. O outro titular, Bruno Senna, foi apenas o 16º mais veloz, logo à frente do reserva da equipe, Valtteri Bottas. Ambos reclamaram que o carro tem problemas de velocidade nas curvas de baixa.
Assim como em Jerez, a Force India demonstrou consistência com o VJM05, pilotado nesta semana apenas pelos titulares, Nico Hulkenberg e Paul di Resta. O alemão ganhou mais destaque nos dois primeiros dias, chegando a liderar a sessão de quarta-feira. Ele ficou na terceira posição no geral, três à frente do colega escocês.
O primeiro representante de uma das quatro grandes foi o bicampeão Sebastian Vettel. Pilotando o RB8 da Red Bull, o alemão terminou a sessão de terça-feira com o melhor tempo e voltou a apresentar resultado consistente no dia seguinte. Focado em simulações de corrida e trechos longos, Mark Webber foi apenas o 13º, tendo também sofrido com um problema de câmbio durante seus dois dias no comando do carro.
Para a Ferrari, Barcelona significou o aprimoramento de um chassi que a própria equipe classificou como "complexo". Fernando Alonso e Felipe Massa fizeram discursos mais otimistas com relação a Jerez, mas não esconderam que o desenvolvimento está atrasado, nem que a F2012 requer um maior entendimento. O espanhol ficou em sétimo, enquanto o brasileiro fechou a rodada em décimo.
Na McLaren, o clima está mais sereno. O chefe Martin Whitmarsh admitiu que os tempos registrados por Jenson Button e Lewis Hamilton em Barcelona estão longe do que o MP4-27 pode performar em velocidade pura. Os dois ingleses passaram os quatro dias na parte meã da folha de tempos, terminando como oitavo e 11º, respectivamente. Pelo lado positivo, a escuderia foi a que mais andou, registrando um total de 463 voltas.
Única equipe a estrear seu modelo de 2012 nesta semana, a Mercedes já considera o W03 uma "grande evolução" de seu antecessor. Contudo, a cúpula do time tedesco reconhece que o progresso mostrado não deve ser suficiente para se converter em vitórias neste começo de temporada. Michael Schumacher chegou a terminar a quinta-feira como segundo mais rápido, mas acabou com a nona melhor volta. Nico Rosberg fechou a bateria em 15º.
A Toro Rosso enfrentou diversos problemas de confiabilidade com o STR7. Daniel Ricciardo chegou a provocar duas bandeiras vermelhas por conta disso na segunda sessão. O australiano e seu companheiro, o francês Jean-Éric Vergne, mantiveram ritmo compatível com o meio do pelotão, ficando em 12º e 14º.
Para a Caterham, o transcorrer dos testes dão cada vez mais a impressão de que o time ainda está longe de brigar pelas posições intermediárias. O CT01 quebrou algumas vezes durante a semana e os tempos apresentados não são promissores. O destaque pelo time que até o ano passado se chamava Lotus foi a estreia do novo titular, Vitaly Petrov. Mais alto que Heikki Kovalainen e que o antigo titular, Jarno Trulli, o russo relatou dificuldades para encaixar corretamente no cockpit e ainda está tentando se adaptar a um carro cujo qual pilotou pela primeira vez. Resultado: 20ª e antepenúltima colocação, duas atrás de Kovalainen.
Mas a maior derrota da semana foi a da Lotus. Após um início promissor da pré-temporada, com o melhor tempo da sessão em Jerez entre os carros de 2012 e o recorde de quilômetros percorridos na primeira rodada de testes, o time encontrou um sério problema estrutural no modelo E20, tão logo Romain Grosjean saiu à pista na terça. Os dirigentes decidiram abortar os trabalhos para corrigir o problema na fábrica, algo que não possibilitou a Kimi Raikkonen fechar uma volta sequer. Grosjean completou apenas sete giros, com um tempo inexpressivo que lhe deixou em 21º e último.
A Marussia também esteve presente, porém com o carro de 2011. Timo Glock não passou de 19º no agregado e Charles Pic, novo titular, ficou com o 22º e último posto.
Teste em Barcelona - resultado acumulado:
1º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min22s312 (244 voltas)
2º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min22s391 (240)
3º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min22s608 (209)
4º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min22s648 (151)
5º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min22s891 (183)
6º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min23s119 (184)
7º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min23s180 (162)
8º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min23s200 (229)
9º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min23s384 (178)
10º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min23s563 (187)
11º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min23s590 (234)
12º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min23s618 (126)
13º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min23s774 (182)
14º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min23s792 (170)
15º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min23s843 (221)
16º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min25s711 (97)
17º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault), 1min25s738 (117)
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min26s035 (101)
19º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min26s173 (108)
20º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min26s448 (139)
21º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min26s809 (7)
22º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min27s343 (229)
Número de voltas por equipe:
1º. McLaren - 463
2º. Williams - 454
3º. Mercedes - 399
4º. Sauber - 395
5º. Force India - 393
6º. Red Bull - 365
7º. Ferrari - 349
8º. Marussia - 337
9º. Toro Rosso - 296
10º. Caterham - 240
11º. Lotus - 7
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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