10 de fev. de 2012

F-1-Pirelli está otimista com seus novos pneus de 2012

Fornecedora italiana acredita que compostos deste ano devem promover corridas melhores

Pneu Pirelli da F1 (Daniel Kalisz/LAT)

A Pirelli está confiante de que conseguirá promover corridas mais animadas em 2012 após estudar os resultados dos seus pneus desta semana de testes em Jerez, na Espanha.
A fornecedora italiana tinha como objetivo diminuir a diferença do tempo de volta entre os seus diferentes compostos para aumentar as opções para as equipes jogarem com a relação entre desgaste de pneus e número de pitstops.

Apesar da temporada baixa em Jerez, aliada à natureza do circuito, o que dificulta a previsão de como será a situação das primeiras corridas da temporada, que normalmente acontecem com mais calor, o diretor esportivo da Pirelli, Paul Hembery, ficou satisfeito com as informações coletadas.
“Olhando para os testes realizados no período vespertino, quando chegamos a ter 20°C [de temperatura da pista], tivemos boas indicações de uma diferença de desempenho de 0s6 entre os macios e os médios”, explicou. “Para uma pista de quatro quilômetros, era isso que esperávamos.”
“Também sabemos que o aquecimento está melhor nos pneus médios e duros, o que foi criticado no ano passado, pois para alguns carros, especialmente do meio do pelotão, que têm menos força aerodinâmica, era difícil alcançar a temperatura ideal. Então, esse é outro ponto positivo que tivemos.”
“Os pilotos estão todos falando que os carros estão equilibrados, e acho que parte disso é o fato de que eles estão conseguindo entender melhor os pneus e o projeto dos carros está mais adaptado aos compostos nesta temporada. No geral, a resposta das equipes foi positiva.”
Quando perguntado se as diferenças do tempo de volta e a informação de degradação abriram a janela que a Pirelli tinha a intenção para deixar as corridas mais animadas, Hembery disse: “Absolutamente. Isso é o que queríamos fazer, e mesmo as indicações iniciais são de que isso irá acontecer.”
“O time irá tomar uma decisão, fazer um pitstop a menos e ficar na pista mais tempo com o pneu médio ou duro. Ano passado, todos tiravam o máximo dos pneus macios, já que não existia vantagem de fazer diferença porque a diferença era muito grande.”
Fonte: tazio.
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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