Yamaha T-Max 2012 muda pouco para se consolidar no disputado segmento de max-scooter
por Carlo Valente
do InfoMotori.com/Itália
exclusivo para Auto Press
Enquanto no Brasil o segmento de max-scooter sofre com a falta de vendas e de produtos, na Europa acontece uma briga de foice. Praticamente todas as marcas generalistas contam com alguma representante na categoria. Com isso, a disputa é ferrenha. A Honda, por exemplo, recentemente lançou a Integra, um modelo totalmente novo.
A Suzuki tem a Burgman 650 – uma das poucas que também é vendida no Brasil – enquanto a BMW Motorrad conta com a C 600 Sport. Portanto, se renovar é importante para conseguir se manter bem neste mercado. Para isso, a Yamaha lançou no Salão de Milão a nova T-Max, a sua representante entre as max-scooters. E, ao chegar em sua quarta geração, a escolha foi por não distorcer os conceitos que definiram a sua criação – uma moto tão confortável quanto uma scooter, mas com a dirigibilidade de modelos de mais desempenho. por Carlo Valente
do InfoMotori.com/Itália
exclusivo para Auto Press
Enquanto no Brasil o segmento de max-scooter sofre com a falta de vendas e de produtos, na Europa acontece uma briga de foice. Praticamente todas as marcas generalistas contam com alguma representante na categoria. Com isso, a disputa é ferrenha. A Honda, por exemplo, recentemente lançou a Integra, um modelo totalmente novo.
O projeto da Yamaha T-Max 2012 também mantém o espírito “family feeling” do original. A dianteira conta com uma terceira luz central que é, sem dúvida, a marca do novo escudo – que tem linhas muito tensas e dinâmicas. Outra novidade é o painel, que facilita a leitura em qualquer condição de iluminação. Embora a estética dos espelhos retrovisores não seja das melhores, eles são altamente funcionais. A nova traseira trouxe maior esportividade e leveza ao conjunto.
Enquanto os concorrentes aumentam a capacidade cúbica do motor como uma solução para obter melhor desempenho, a Yamaha optou por um aumento limitado a apenas 30 cc. O novo propulsor é mais leve, apesar do aumento no deslocamento, e tem melhor desempenho e menor consumo de energia que o da versão anterior. As mudanças não ocorreram apenas no motor, mas em todo conjunto mecânico, incluindo a transmissão. As mudanças diminuíram o peso e aumentaram a capacidade de resposta. O motor que equipa a T-Max é um 530 cc de 46 cv de potência e 5,33 kgfm de torque máximo a 5.250 rpm.
Agora, scooter pesa 200 kg – quatro a menos que a versão anterior. O equilíbrio de pesos entre a parte da frente e a traseira também melhorou – na proporção de 48/52%. A altura do assento permanece a mesma, mas o guidão foi ligeiramente levantado – 5 mm – o que muda o ângulo e garante maior controle e facilidade na hora de manobrar. E o quadro de alumínio foi refeito para melhorar o equilíbrio e a rigidez torcional.
Agora, scooter pesa 200 kg – quatro a menos que a versão anterior. O equilíbrio de pesos entre a parte da frente e a traseira também melhorou – na proporção de 48/52%. A altura do assento permanece a mesma, mas o guidão foi ligeiramente levantado – 5 mm – o que muda o ângulo e garante maior controle e facilidade na hora de manobrar. E o quadro de alumínio foi refeito para melhorar o equilíbrio e a rigidez torcional.
Primeiras Impressões
Surpresa urbana
A Yamaha avisa que a T-Max tem uma condução bastante suave. E é exatamente isso que se percebe ao guiar a scooter. Ao acelerar, espera-se uma demora comum na maioria das representantes do segmento, mas não ocorre. A T-Max mostra excelente capacidade de resposta. Uma agradável surpresa. Além disso, a scooter é confortável, silenciosa e virtualmente livre de vibrações.
A T-Max 2012 é a mais leve da categoria e também tem o melhor equilíbrio do peso – 48/52% –, o que é percebido com facilidade ao fazer manobras em baixas velocidades. Nas ruas de Milão, na Itália, a T-Max encontrou um dos maiores testes. Além do trânsito intenso da megalópole, houve alguns imprevistos. No subúrbio da cidade italiana, com ruas um pouco maiores, um motorista distraído colocou à prova o sistema de frenagem, mas a T-Max não teve dificuldades em parar rapidamente. Ainda haverá, em alguns meses, uma versão com ABS.
Em movimento, a primeira característica que se nota é que o garfo dianteiro absorve impactos sem preocupações, enquanto na parte de trás o amortecedor traseiro também alivia os golpes. No geral, a T-Max é bastante confortável. Por conveniência, tem características para uso urbano. Avaliando por esse ângulo, a scooter encontrou valores como peso e torque nunca antes vistos no segmento. Mesmo projetada para o uso na cidade, a T-Max também pode ser apreciada em estradas rurais pela proteção oferecida pelo escudo e pára-brisa, a falta de vibração e excelente comportamento dinâmico.
Ficha técnica
Yamaha T-Max 2012
Motor: A gasolina, 530 cc, com dois cilindros em linha e duas válvulas por cilindro. Com refrigeração líquida a quatro tempos de 4 válvulas. Injeção eletrônica.
Câmbio: CVT com transmissão secundária feita por correia.
Potência: 46 cv a 6.750 rpm.
Torque: 5,39 kgmf a 5.250.
Diâmetro e curso: 66 X 73 mm. Taxa de compressão: 10,9:1.
Suspensão: Dianteira por garfo telescópico com 120 mm de curso. Traseira do tipo braço oscilante com 116 mm de curso.
Pneus: 120/70 na frente e 160/60 atrás.
Freios: Discos na dianteira e na traseira. Haverá versões com ABS.
Dimensões: Max-scooter com 2,20 metros de comprimento, 0,77 m de largura, 1,42 m de altura, 0,8 m de altura do banco e 0,12 m de altura mínima para o solo.
Peso: 200 kg.
Tanque de combustível: 15 litros.
Produção: Shizuoka, Japão.
Preço: 10.290 euros – equivalente a R$ 24.800.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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