25 de jan. de 2012

Pirelli apresenta pneus para a temporada 2012 em Abu Dhabi

Fabricante italiana trabalhou para diminuir diferença de desempenho entre compostos macios e duros


Pneus da Pirelli para o Mundial 2012 da F1, lançados nesta quarta em Abu Dhabi (Divulgação/Pirelli)
Graças a uma abordagem mais agressiva na elaboração dos compostos, a Pirelli promete aos fãs de F1 corridas mais emocionantes em 2012.
Na manhã desta quarta-feira, durante a apresentação de seus novos pneus à imprensa em Abu Dhabi, a Pirelli revelou que tentou diminuir a diferença entre os compostos para a próxima temporada e garantir que pilotos e equipes enfrentem mais desafios nos fins de semana.

A mudança na estratégia veio em cima dos ajustes à montagem do pneu – que tornou o contorno da borracha mais quadrado –, o que ajudará a melhorar a aderência e a dirigibilidade.
“As mudanças proporcionarão mais oportunidades para ultrapassagens e ajudarão a fazer um melhor show. Nossos pneus serão um pouco mais macios, acrescentando velocidade e espetáculo”, afirmou o presidente da Pirelli, Marco Tronchetti Provera.
As equipes de F1 continuarão usando os quatro compostos ao longo da temporada, mas a desvantagem entre os diferentes tipos de pneus estará bem menor. Se em 2011, frequentemente havia uma diferença de 1s5 no tempo de volta com cada composto, neste ano, a querela ficará em menos de um segundo.
“Tivemos de fazer mudanças e o objetivo delas é possibilitar uma competição mais equilibrada”, afirmou o diretor esportivo da Pirelli, Paul Hembery.
“Há uma pequena diferença de desempenho entre os compostos. No último ano, as equipes baseavam suas escolhas em pneus com uma diferença de 1s5 – tentamos diminuir esse valor em um segundo e o objetivo é tê-lo em torno de 0s8.”
O composto supermacio permaneceu essencialmente inalterado em relação ao ano passado, mas os outros três compostos ficaram mais leves para equilibrar a diferença – a maior alteração foi observada na mistura dura.
“Em termos de performance [com os pneus duros], caímos 1s5 por volta em comparação com a última temporada. O pneu duro ficará mais próximo, senão levemente mais rápido do que o composto médio da temporada passada – portanto, é uma melhoria substancial em desempenho”, explicou Hembery.
Segundo o diretor esportivo da Pirelli, o equilíbrio de desempenho nos pneus livrará a F1 de uma situação em que se encontrou no ano passado, quando o pneu macio era muito melhor que outro composto – tornando-se a mistura mais usada em cada prova.
“Vimos corridas em que as equipes maximizavam o uso dos conjuntos de maior desempenho, que eram os macios em 2011, e minimizavam o duro ou o médio. Deste ponto de vista, o segundo composto não era incluído na estratégia.”
“Precisávamos trabalhar nos pontos de transição e na durabilidade – é o que temos feito. Queremos uma menor diferença entre os compostos, com o pneu mais lento degradando um pouco menos. Em seguida, as equipes terão de tomar uma decisão sobre qual pneu usar.”
“No ano passado, facilitamos a vida das equipes porque usávamos os compostos macios em todos os fins de semana, e elas baseavam seu trabalho neles. Neste ano, queremos misturar mais.”
A Pirelli espera que seus esforços garantam em 2012 a permanência das provas com várias paradas – o objetivo é que cada etapa conte com dois ou três pitstops.
“Nós tivemos uma média de 2,2 e 2,3 [paradas] no último ano, e estamos esperando a mesma coisa. Em algumas corridas, haverão duas, e em outras, três – e três provou ser [o número] mais popular”, disse Hembery.
“Sentimos que quebrou a corrida de uma forma agradável, e o público sentiu que três paradas lhes dão uma boa perspectiva. Mas ainda não vimos os carros de 2012; vamos vê-los dentro de algumas semanas.”
“Os rumores nos dizem que a aerodinâmica será menor em relação ao ano passado, mas sabemos na F1 que a realidade pode ser diferente.”
“Teoricamente, teremos algumas corridas emocionantes, mas talvez tenhamos sido muito conservadores ou agressivos. Não saberemos definir isso até começarem as corridas”, acrescentou.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: