25 de jan. de 2012

Mil Milhas- A desistência da Peugeot

Lucas Santochi
Peugeot 908 (Peugeot)
O anúncio da semana passada da desistência da Peugeot pegou muita gente de surpresa e com certeza é um momento crítico nesta formação do novo Mundial de Endurance.
Existiam rumores de que a marca estava estudando corte de custos e que talvez participasse da temporada 2012 com uma equipe semioficial, alinhando o seu time principal apenas nas 24 Horas de Le Mans.
A verdade é que já estava programado até mesmo um teste da equipe francesa em Sebring, que abrirá o campeonato, o que mostra que a decisão foi tomada nas últimas semanas.

A Peugeot está fora das temporadas 2012 e 2013, e irá considerar uma volta apenas a partir de 2014. As vendas de carros sofreram uma queda na Europa, e a empresa sentiu a necessidade de cortar custos em algum lugar. A história do automobilismo, em todas as categorias importantes, já viu esse tipo de coisa acontecer diversas vezes, com várias marcas.
Com isso, os fãs do endurance devem ver a Audi andar com certa sobra nas pistas em 2012. A Toyota inicia um novo programa de endurance este ano, irá trabalhar no desenvolvimento de seu carro, e participará somente de algumas provas do Mundial, além de, claro, Le Mans. A Porsche trabalha no seu retorno apenas para 2014.
É uma pena por deixarmos de assistir à disputa entre Peugeot e Audi, que vinha monopolizando as atenções nos últimos anos, e este carro fantástico, o 908, que venceu todas as corridas de longa duração importantes do mundo nos últimos anos.
Também é um momento complicado para a organização do Mundial de Endurance, que volta este ano em uma parceria da FIA com a ACO. Com apenas uma equipe de fábrica correndo, a disputa pelas vitórias devem ficar desiquilibradas, o que pode afastar um pouco o interesse dos torcedores, que esperavam por uma nova disputa Peugeot/Audi.
O campeonato terá que mostrar força neste primeiro momento, até que a Toyota se estabeleça para 2013 e novas concorrentes entrem.
Mas o endurance continua se fortalecendo. Outras marcas continuam envolvidas, especialmente na classe GT, e equipes e construtoras importantes estão se fortalecendo para a disputa da LMP1. Continuaremos com uma briga interessante entre os times privados e os super esportivos.
Fica a expectativa para o anúncio da lista de inscritos no Mundial da FIA/ACO, que está marcado para o dia 2 de fevereiro.
Toyota e o seu TS030 Hybrid
Enquanto a Peugeot sai, a Toyota vai chegando mostrando estar bastante comprometida com o seu programa, que tem como ponto central, o desenvolvimento da tecnologia híbrida, com um V8 de 3,4 litros movido à gasolina e dois motores elétricos nos eixos dianteiro traseiro que recuperam energia nas freadas .
O carro é desenvolvido na Toyota Motorsport GmbH, localizada em Colônia, na Alemanha, centro de tecnologia de alto desempenho da marca, que já serviu de base para a sua equipe de F1 entre outros projetos no automobilismo, e que continua ativo.
Alexander Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima formam o trio de pilotos confirmado para trabalhar no projeto em 2012.
Imbróglio das 24 Horas de Interlagos
Resumo da novela: A corrida foi adiada, depois a SPTuris liberou a sua realização com as taxas antigas para o uso do autódromo de Interlagos, mas a organização explicou que não conseguiu reunir novamente seus parceiros comerciais e equipes e disse que não teria como fazer a corrida acontecer na data marca.
Na última terça-feira, o novo capítulo: a organização da prova anunciou que protocolou o pedido de uma nova data: 12 de agosto.
Agora, serão mais sete meses pela frente para que se consiga reativar todos os acordos comerciais e viabilizar a corrida novamente.
24 Horas de Daytona
Tem corrida neste final de semana! Enfim, a temporada 2012 começa com as 24 Horas de Daytona, que comemora 50 anos.
A prova acontece do sábado para o domingo. Os brasileiros confirmados são Christian Fittipaldi, pela equipe Action Express Racing, com um protótipo Corvette; Oswaldo Negri, pela Michael Shank Racing; com um Riley-Ford; Ricardo Zonta, pela Krohn Racing, com um Lola-Ford; Raphael Matos , pela Risi Competizione, com uma Ferrari 458; e Felipe Nasr, pela MSR, com um Riley-Ford.
Tony Kanaan também figura na lista de inscritos, mas anunciou na última terça-feira, pelo Twitter, que o patrocinador da equipe retirou o apoio e ele não irá participar.
Outros pilotos importantes irão correr como Dario Franchitti, Scott Dixon, Juan Pablo Montoya, Graham Rahal, Allan McNish e Max Papis. Vale a pena conferir.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: