15 de dez. de 2011

México será o maior produtor de veículos da Nissan no mundo

Fotos: Divulgação
México será o maior produtor de veículos da Nissan no mundo
Nova fábrica elevará capacidade de produção em território mexicano para 1,3 milhão de carros, superando o Japão

O tsunami que devastou a costa nordeste do Japão em março passado e a desvalorização do dólar diante do iene determinaram a consolidação de uma nova estratégia das fabricantes de origem nipônica: a expansão da produção para fora do arquipélago asiático. A Nissan já demonstrou que está disposta a seguir essa cartilha e anunciou uma nova fábrica no México, na região de Aguascalientes. Será a segunda unidade da montadora na região e a terceira no país, contando com a fábrica de Morelos.
O investimento total beira os US$ 2 bilhões e a capacidade de produção da nova unidade ficará em 600 mil carros por ano. Com isso, o México passará a representar 1,3 milhão de veículos da Nissan a cada ano – o dobro do volume atual – e se tornará o maior produtor de automóveis da marca nipônica. Em seu país de origem, a Nissan produz 1 milhão de carros a cada ano. A nova linha estará operando já em 2013, com três linhas de produção para 200 mil carros cada.

Duas dessas linhas serão responsáveis pela produção de modelos compactos, a exemplo do monovolume Note e do sedã Sentra. A terceira será reservada para o grupo Daimler produzir veículos compactos que atenderão ao mercado norte-americano, de acordo com a parceria firmada pelas duas marcas.

A meta da Nissan é reduzir pela metade o volume de exportações de veículos de fabricação japonesa até 2016. No ano passado, cerca de 60% – 671 mil unidades – da produção nipônica foi comercializada fora do Japão. As outras grandes marcas do país, Toyota e Honda, também já demonstraram interesse em diminuir a dependência da produção japonesa.



Fonte:motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/

Nenhum comentário: