Divisão premium da marca nipônica planeja ofensiva no mercado norte-americano, capitaneada pelo futuro NSX
por Túlio Moreira
As três grandes marcas japonesas – Toyota, Nissan e Honda – sempre trataram o mercado norte-americano como a galinha dos ovos de ouro. E para explorar todo o potencial do país, criaram divisões de luxo, focadas primeiramente nos consumidores dos Estados Unidos. Apesar da queda no acumulado do ano, Toyota e Nissan estão se dando bem com Lexus e Infiniti, que já conseguiram retomar um ritmo de crescimento após os percalços impostos pelo tsunami que atingiu o Japão em março.
Já a Honda não está muito contente com o desempenho da Acura. O acumulado do ano contabiliza 110.170 unidades, queda de 7,1% em relação ao período de janeiro a novembro de 2010, enquanto o desempenho de novembro mostra queda de 11,2% e 9.909 unidades emplacadas. Mas a fabricante nipônica sabe que mesmo antes da catástrofe que complicou sua linha de produção, a Acura não estava empolgando os consumidores norte-americanos. por Túlio Moreira
As três grandes marcas japonesas – Toyota, Nissan e Honda – sempre trataram o mercado norte-americano como a galinha dos ovos de ouro. E para explorar todo o potencial do país, criaram divisões de luxo, focadas primeiramente nos consumidores dos Estados Unidos. Apesar da queda no acumulado do ano, Toyota e Nissan estão se dando bem com Lexus e Infiniti, que já conseguiram retomar um ritmo de crescimento após os percalços impostos pelo tsunami que atingiu o Japão em março.
Agora, diante da mudança de comportamento daquele mercado, a Honda quer reposicionar a marca e construir uma nova imagem baseada em veículos econômicos e eficientes, bem distante dos beberrões do passado. Para tanto, já planeja um novo sedã compacto, batizado de ILX, que será construído sobre a plataforma do Civic e substituirá o TSX na gama de acesso de seu portfólio. O novo modelo não terá mais o motor V6 de seu antecessor e se dedicará aos propulsores de quatro cilindros.
A Acura também vai renovar o seu carro-chefe, o sedã-grande RL, que deve ganhar sua terceira geração em 2012. E no início de 2013, é a vez do sedã médio TL passar por uma reestilização da atual quarta geração, de 2009. No mesmo ano, os crossovers RDX e MDX também serão atualizados. Todos esses lançamentos serão acompanhados por motores menores e mais econômicos, em dia com a tendência de downsizing que toma conta do mercado norte-americano atualmente.
Mas a principal aposta para a reinvenção da Acura é mesmo o novo NSX. Afinal, o superesportivo é vendido sob a batuta da divisão de luxo da Honda nos Estados Unidos, e terá uma nova geração no próximo ano, após oito anos de descontinuidade. Para não destoar da nova filosofia “verde” da marca, é possível que o futuro NSX ostente até mesmo um V6 híbrido, combinando propulsão a gasolina com um motor elétrico para mover as rodas dianteiras. A novidade será mostrada no Salão de Detroit, em janeiro.A Acura também vai renovar o seu carro-chefe, o sedã-grande RL, que deve ganhar sua terceira geração em 2012. E no início de 2013, é a vez do sedã médio TL passar por uma reestilização da atual quarta geração, de 2009. No mesmo ano, os crossovers RDX e MDX também serão atualizados. Todos esses lançamentos serão acompanhados por motores menores e mais econômicos, em dia com a tendência de downsizing que toma conta do mercado norte-americano atualmente.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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