26 de dez. de 2011

Japoneses criam assento que reconhece nádegas do motorista para evitar roubos

Fotos: Divulgação
Japoneses criam assento que reconhece nádegas do motorista para evitar roubos Inusitada tecnologia anti-furto pode chegar às ruas em até 3 anos

Leitores de impressões digitais ou equipamentos que reconhecem a retina e a voz do motorista já não são mais restritos apenas aos filmes de ficção científica, e já equipam modelos de marcas mais sofisticadas, como Audi, Mercedes-Benz e Volvo. Mas os japoneses, sempre criativos, foram além e apresentaram um assento de carro que identifica o motorista quando ele senta no banco.
A curiosa tecnologia foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Instituto Avançado de Tecnologia Industrial de Tóquio. O recurso memoriza a pressão que o proprietário do carro aplica ao banco através de um conjunto de 360 sensores. Cada sensor envia informações para um computador central, que registra os dados e cria um “perfil” para cada usuário. De acordo com os criadores, o sistema foi eficaz em 98% dos testes realizados.

Os sensores registram os dados anatômicos, utilizando uma escala que vai de 0 a 256, e geram uma imagem em 3D que se torna a identidade do motorista. Agora, o instituto pretende trabalhar em conjunto com as montadoras, para aperfeiçoar a tecnologia e tornar sua comercialização viável dentro de 2 ou 3 anos.



Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: