Após deixar a Fórmula 1, a maioria esmagadora dos pilotos ruma para outras categorias ou assume cargos relacionados ao esporte, como agente das carreiras de outros pilotos ou chefe de equipe. Mas há alguns que trocaram o vinho pela água. Desde simplesmente pescar em Cuba até pular de um prédio em chamas, esses são apenas alguns dos exemplos a seguir.
Kenneth Acheson
Na Fórmula 1: 1983-1985
Onde terminou: Limpinho. Após uma curta carreira na Fórmula 1, foi piloto de GTs de relativo sucesso até sofrer um grande acidente em 1996. Agora é dono de um loja de artigos de higiene pessoal de renome junto com sua esposa Fiona.
Mario Andretti
Na Fórmula 1: 1968-1982
Onde podemos vê-lo agora: Após a Fórmula 1, andou muitos anos na Cart, onde foi campeão e tudo. Pilotou em provas de endurance, mas depois de aposentado das pistas, foi ser dono de inúmeras empresas no ramo de vendas de carros, postos de gasolina, livros e até mesmo vinícolas.
Fabrizio Barbazza
Na Fórmula 1: 1991-1993
Onde podemos vê-lo agora: Na praia. Mediano na categoria (para ser simpático com o rapaz), sofreu um acidente quase fatal em 1995 na Cart. Após deixar as pistas, mudou-se para Cuba e assumiu um resort de pesca na ilha de Fidel Castro.
Paul Belmondo
Na Fórmula 1: 1992-1994
Onde podemos vê-lo agora: Em VHS e DVD. Filho de um grande ator francês, namorou até com uma princesa após perder espaço na Fórmula 1. De volta à França, agora divide seu tempo trabalhando na TV e fazendo alguns filmes ‘b’ locais. Também já fez uma aparição em um reality show de celebridades.
Hans Binder
Na Fórmula 1: 1976-1978
Onde podemos vê-lo agora: Serrando tábuas. Mesmo de passagem curta pela Fórmula 1, disputou provas pela Ensign, Wolf-Williams, Surtees e ATS, onde conseguiu seu melhor resultado na carreira – um 8ª lugar no GP da Holanda de 1977. Atualmente é dono de uma serraria na Áustria.
Raul Boesel
Na Fórmula 1: 1982-1983
Onde podemos vê-lo agora: Em uma balada. Após aposentar-se das corridas, divide seu tempo com a missão de DJ. Faz muitas festas por aí e se tornou requisitado nas pistas. Em seu site pessoal você pode ver mais sobre a profissão do passado e a atual.
Warwick Brown
Na Fórmula 1: 1976
Onde podemos vê-lo agora: Voando. Após largar a Fórmula 1, voltou à Austrália para competir em categorias locais. Desde que abandonou as pistas, começou a pilotar aviões. Hoje faz voos internacionais, médicos e empresariais. Após 25 anos exercendo a profissão, já virou até capitão. Reside atualmente na cidade de Sydney, onde nasceu.
Tommy Byrne
Na Fórmula 1: 1982
Onde podemos vê-lo agora: Piloto de pouca expressão na categoria, sempre foi muito boêmio e meio maluco, mas fez uma grande autobiografa que inclusive se tornou best seller. Tommy ganhou vários prêmios com sua publicação. (Rianov recomenda a leitura de ‘Crashed and Byrned’).
Andrea de Adamich
Na Fórmula: 1968-1973
Onde podemos vê-lo agora: Como vários outros pilotos, Andrea se voltou ao jornalismo, mas poucos foram tão longe quanto ele. Chegou a ser locutor e agora é âncora de um famoso jornal televisivo.
Bertrand Gachot
Na Fórmula 1: 1989-1995
Onde podemos vê-lo agora: Após uma passagem pela polícia, ainda na época que era piloto da Fórmula 1, se mudou para Espanha, onde está envolvido em vários ramos industriais, como o de refrigerantes.
Olivier Grouillard
Fórmula 1: 1989-1992
Onde podemos vê-lo agora: Em uma oficina. Após destruir vários carros quando piloto, agora tem uma companhia que conserta bólidos mundo afora. E como é esperto, faz o seguros deles, também.
Mauricio Gugelmin
Na Fórmula 1: 1988-1992
Onde podemos vê-lo agora: Plantando uma árvore. Após aposentar o macacão e pendurar as sapatilhas, trabalha no comérico de peças náuticas elétricas e também dirige uma empresa de reflorestamento no Brasil. Atualmente vive em Miami, Flórida.
Brian Henton
Na Fórmula: 1975-1982
Onde podemos vê-lo agora: Em cima de um cavalo. Após ser piloto da Lotus em uma de suas fases mais áureas, virou um grande proprietário de terras na Inglaterra e realiza eventos equestres em perto de sua casa em Ingarsby Hall, Leicestershire.
Masami Kuwashima
Na Fórmula 1: 1976
Onde podemos vê-lo agora: Pulando de um prédio em chamas. Fez somente uma aparição na Fórmula 1 antes de voltar a correr em categorias menores, como a F2000 e a F2. Após abandonar as pistas e deixar o cargo de diretor, foi trabalhar como dublê de cenas perigosas a bordo de um carro.
Niki Lauda
Na Fórmula 1: 1971-1985
Onde podemos vê-lo agora: Em um dos mais famosos e conhecidos casos de profissões pós Fórmula 1, Lauda montou sua própria companhia aérea: a Lauda Air. Também foi pai aos 60 anos. Não é raro vê-lo circulando pelo paddock da Fórmula 1 dando pitacos e falando da vida alheia.
Brett Lunger
Na Fórmula 1: 1975-1978
Onde podemos vê-lo agora: Além de ter uma empresa de pesquisas, é piloto de pequenas aeronaves e adora passar o tempo livre andando de bicicleta. Adepto à malhação e ao desporto, vive praticando esportes de várias categorias.
Alessandro Nannini
Na Fórmula 1: 1986-1990
Onde podemos vê-lo agora: Perdeu um braço em um horrendo acidente de helicóptero enquanto ainda era piloto de Fórmula 1, mas mesmo assim voltou a correr. Atualmente trabalha como diretor de um clube de futebol em Siena, local onde reside com a família.
Carlos Reutemann
Na Fórmula 1: 1972-1982
Onde podemos vê-lo agora: De terno e gravata, em campanha. É um proeminente politico na Argentina. Chegou a governar um estado por lá e cogitou ser presidente da Argentina, coisa que ainda não o fez, mas deverá tentar novamente.
Mike Thackwell
Na Fórmula 1: 1980-1984
Onde podemos vê-lo agora: Sempre teve um espirito jovial e começou cedo em tudo, vide sua carreira na Fórmula 1. Já foi professor de pessoas com necessidades especiais, piloto de helicoptero e mineiro. Atualmente tem lojas de skate, surf e escalada, seus esportes favoritos.
Rikky von Opel
Na Fórmula: 1973-1974
Onde podemos vê-lo agora: Após o estresse das corridas, decidiu repousar em um canto tranquilo e calmo. Afastou-se da civilização e quer só sombra e água fresca. Mora em um lindo local na Tailândia com a família e os filhos.
Alex Zanardi
Na Fórmula 1: 1991-1999
Onde podemos vê-lo agora: Mesmo após perder as pernas em um terrível acidente na Cart, voltou a pilotar. Hoje é corredor paraolímpico e está muito focado em ganhar uma medalha em Londres 2012. Foco, determinação e vontade de vencer não faltam para este grande ser humano.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário