4 de out. de 2011

Mercado brasileiro recua em setembro

Mas vendas acumuladas seguem aquecidas, com 6,7% de avanço sobre 2010

Importados coreanos da Kia Motors foram destaque em setembro, embalados pelas incertezas quanto ao IPI 

O mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves sofreu uma pequena queda de 4,6% nos emplacamentos de setembro, segundo balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave). Foram licenciados 293.617 unidades do último mês, volume pouco inferior às 307.808 unidades vendidas em agosto passado. Já na comparação com setembro de 2010, quando foram comercializados 291.414 modelos, o mercado brasileiro se manteve estável (+0,76%). E no acumulado de janeiro a setembro, o avanço ainda segue firme (+6,7%), com 2.527 milhões contra 2,368 milhões (2010).

Mais uma vez, a Volkswagen vendeu mais carros de passeio que a Fiat, mas a montadora italiana segue na liderança somando as vendas dos nove meses completos de 2011. A diferença entre as duas marcas vem caindo mês a mês. Em setembro, a Volks emplacou 58.859 automóveis e utilitários, enquanto a Fiat totalizou 60.477 unidades – exatos 1.618 modelos a mais. Até a quinta posição, o ranking segue inalterado, com General Motors (53.670), Ford (25.482) e Renault (17.942). A surpresa é a Kia Motors (9.054), que fechou setembro como a sétima colocada, atrás apenas da Hyundai (9.178).

Editora Globo
Chevrolet Cruze vendeu quase 1,2 mil unidades em setembro; modelo ainda não pegou o mês cheio
   Divulgação
Hatch sulcoreano vendeu 1,4 mil em setembro Incertezas sobre alta do IPI causam reflexo

No acumulado de 2011, porém, a Kia Motors (62.982) continua atrás da Peugeot (64.429) – atual 10ª colocada da lista. Contudo, os últimos 15 dias de setembro mostraram os primeiros desdobramentos – nas lojas – causados pelo aumento, em trinta pontos percentuais, do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Sem saber como o aumento vai impactar nos preços dos veículos importados, o consumidor foi às compras. O Kia Picanto, por exemplo, somou 1.404 unidades logo em seu primeiro mês cheio de vendas. Já o crossover Kia Soul registrou 2.061 vendas, amparado pele oferta do motor flex.

Já os chineses, que talvez venham a ser os mais afetados pelo aumento da alíquota, seguem firmes na disputa. O pequenino Chery QQ segue acelerado e chegou a 1.926 unidades e já soma quase 7 mil vendas desde maio. Já o hatch J3 (1.265) sofreu leve queda, mas a JAC Motors pode comemorar as vendas crescentes da minivan J6, que emplacou 692 unidades no mês passado e passou a Chevrolet Zafira (666). Outro modelo que surpreendeu foi o Chevrolet Cruze, que vendeu 1.176 unidades sem o mês cheio – o substituto do Vectra só perdeu, entre os novatos, para VW Jetta (1.279) e Renault Fluente (1.266).

Os dez carros mais vendidos de setembro:

1) VW Gol/Gol G4 – 24.591 unidades
2) Fiat Mille/Novo Uno – 22.169 unidades
3) Chevrolet Celta – 13.665 unidades
4) Chevrolet Classic/Corsa sedã – 11.084 unidades
5) VW Fox/CrossFox – 9.821 unidades
6) Fiat Strada – 9.646 unidades
7) Renault Sandero – 8.721 unidades
8) Fiat Palio – 7.726 unidades
9) VW Voyage – 7.490 unidades
10) Ford Fiesta Rocam (hatch) – 6.328 unidades

Os dez carros mais vendidos no acumulado de 2011:

1) VW Gol/Gol G4 – 222.936 unidades
2) Fiat Mille/Novo Uno – 205.439 unidades
3) Chevrolet Celta – 110.375 unidades
4) Chevrolet Classic/Corsa sedã – 95.058 unidades
5) Fiat Strada – 90.860 unidades
6) VW Fox/CrossFox – 89.832 unidades
7) Fiat Palio – 73.305 unidades
8) Fiat Siena – 70.946 unidades
9) VW Voyage – 65.191 unidades
10) Ford Fiesta Rocam (hatch) – 62.740 unidades

Ranking das montadoras no acumulado de janeiro a agosto:

1) Fiat – 561.692 unidades (22,22%)
2) Volkswagen – 520.488 unidades (20,59%)
3) General Motors – 464.482 unidades (18,38%)
4) Ford – 235.866 unidades (9,33%)
5) Renault – 132.311 unidades (5,23%)
6) Hyundai – 83.041 unidades (3,29%)
7) Honda – 74.114 unidades (2,93%)
8) Citroën – 69.043 unidades(2,73%)
9) Toyota – 68.112 unidades (2,69%)
10) Peugeot – 64.429 unidades (2,55%)

*Entre parênteses a participação de cada montadora no mercado brasileiro
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: