1 de out. de 2011

Ford Caminhões antecipa novidades para a Fenatran

Fotos: Divulgação
Ford Caminhões antecipa novidades para a Fenatran
Veículos da fabricante norte-americana passam a atender padrão de emissões do Euro 5 e ganham novo sistema de gerenciamento de frotas

por Túlio Moreira
MotorDream


A Ford Caminhões antecipou nesta sexta-feira (30/9) as novidades que estarão presentes no stand da marca na próxima Fenatran, que será realizada de 24 a 28 de outubro, em São Paulo. A principal modificação na linha 2012 de veículos comerciais da fabricante norte-americana – apresentada no início do ano – é a adoção do padrão Euro 5, que passa a ser obrigatório a partir de janeiro próximo. A marca terá uma instalação interativa no Salão Internacional do Transporte que mostrará os detalhes da nova tecnologia aos visitantes da mostra.
A linha Cargo 2012 terá 12 novos modelos equipados com três opções de motores Cummins: ISB 4.5 litros, ISB 6.7 litros e ISL 8.9 litros. Os propulsores tiveram ganhos de 10 a 20 cv na potência em comparação com a gama atual. Para adequar os modelos Cargo ao padrão de emissões Euro 5/Proconve P7, a Ford optou pelo sistema SCR, que utiliza a redução catalítica seletiva. O pós-tratamento dos gases de escape requer a utilização do fluido Arla 32. O produto, composto de 32% de ureia em água desmineralizada, reage com os gases antes da catalisação e contribui para a redução no nível de poluição.

Por meio do Arla 32, o sistema SCR consegue reduzir a emissão de gases poluentes no meio ambiente em até 80%, em comparação com os índices dos caminhões Euro 3. Em contrapartida, a tecnologia também encarece o custo final dos produtos. “Não é possível determinar ainda o acréscimo causado pela implantação do Euro 5. Tudo vai depender de como o segmento vai reagir ao longo dos primeiros meses de 2011”, acredita Oswaldo Jardim, diretor de Operações da Ford América do Sul. A Ford cogita um aumento entre 8% e 20%.

A marca norte-americana é otimista em relação aos níveis de consumo de combustível, com redução prevista em torno de 5% a 7% quando comparados aos modelos atuais. Além da adequação ao Euro 5 e do ganho de potência, a linha Cargo 2012 também ganhou novo design externo, cabine totalmente reformulada, com nova afinação de suspensão e outras melhorias, incluindo a inédita opção por leito, até então restrita ao Cargo 2428 6x2, para cinco modelos. A gama Cargo inclui modelos de 13 a 31 toneladas de peso bruto total, com capacidade máxima de tração de até 63 toneladas.

Outra novidade da Ford Caminhões para a Fenatran 2011 é a apresentação do sistema Fordtrac, tecnologia de rastreamento e telemetria que estará disponível para a nova linha. A ferramenta foi desenvolvida em conjunto com a Autotrac, líder do mercado de monitoramento, e será oferecida para instalação pós-venda, sem prejudicar a garantia original de fábrica dos veículos. Combinando funções de telemetria, logística e segurança, o Fordtrac reúne informações como rota escolhida, desempenho do motor e distância percorrida para gerenciar a frota em tempo real à distância.



Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: