O treino classificatório para o GP de Cingapura foi marcado pelos voos de dois pilotos. No bom sentido da expressão, Sebastian Vettel sobrou mais uma vez e marcou sua 11ª pole em 14 provas na temporada 2011, aumentando ainda mais suas chances de conseguir o bicampeonato da Fórmula 1 na corrida noturna deste domingo.
O outro veio pelo lado ruim: com a Sauber, Kamui Kobayashi acertou uma das zebras da chicane tripla da Singapore Sling, decolou e acertou o muro com força no Q2, encerrando seu treino apenas em 17º.
Voltando a falar do primeiro colocado do grid, é impressionante a facilidade com que Vettel consegue bons tempos nos treinos classificatórios. Neste sábado, ele ficou quase meio segundo à frente do companheiro Mark Webber, o segundo colocado. Isto não é causado apenas pelo excelente carro da RBR, projetado pelas habilidosas mãos de Adrian Newey. O alemão tem muitas qualidades e uma delas é a velocidade em uma volta lançada, condição essencial para as poles. Foi o caso neste sábado, na noite cingapuriana.
Apesar da pole e da enorme vantagem no campeonato, a ordem dos primeiros colocados do grid não favorece Vettel. Ao seu lado está Mark Webber, terceiro colocado no campeonato, seguido por Jenson Button, empatado com o australiano em pontos. Fernando Alonso, vice-líder, aparece em quinto, logo atrás de Lewis Hamilton. Para que o alemão seja bicampeão já em Cingapura, ele precisa que o espanhol fique fora do pódio e que Webber e Button não cheguem na segunda posição da corrida. Parece ser difícil de acontecer, não é?
O treino, aliás, proporcionou uma situação comum no circuito de Barcelona, onde as equipes testam muito. As cinco primeiras filas são divididas entre as equipes – na ordem, RBR, McLaren, Ferrari, Mercedes e Force India. Isto é algo que não costuma ser normal em circuitos de rua, principalmente porque a proximidade dos muros normalmente proporciona imprevistos. Até foi o caso neste sábado, mas o desempenho dos companheiros de time acabou ficando muito parecido na sessão. Ou seja, a largada deste domingo promete bastante.
O melhor brasileiro acabou sendo Felipe Massa, na sexta posição. Ele, aliás, esteve envolvido em uma polêmica. Adivinhem com quem? Ele mesmo, Hamilton. No início do Q3, os dois vinham em suas voltas de aquecimento, quando o piloto da McLaren resolveu tentar a ultrapassagem de todo jeito. Massa bloqueou a primeira, mas o deixou passar na segunda. Após o treino, reclamou bastante e disse que o inglês não usou a cabeça normalmente. O incidente forçado por Hamilton foi completamente desnecessário, para variar.
Com uma Renault-Lotus abaixo das expectativas, Bruno Senna passou ao Q2 de forma dramática, já com o cronômetro zerado. Ele desbancou o companheiro Vitaly Petrov, que foi eliminado ainda na primeira parte. Um excelente resultado no duelo interno, já que o brasileiro ficou três posições à frente (15º x 18º). Já Rubens Barrichello fez um ótimo treino com a Williams e ficou a pouco mais de seis décimos de entrar na superpole. Em 12º, ele superou o companheiro Pastor Maldonado, que larga em 13º no domingo.
Fonte: voandobaixo
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