14 de set. de 2011

Troca de pneus são a novidade para a próxima etapa da GT3

A dupla Paulo Bonifácio/Sérgio Gimenez terminou em oitavo com seu Ford GT  Foto: Ivan Pacheco/Terra
 A dupla Paulo Bonifácio/Sérgio Gimenez terminou em oitavo com seu Ford GT

O tradicional autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, receberá neste fim de semana a 13ª etapa da Itaipava GT Brasil e terá uma novidade para a categoria do automobilismo brasileiro: a troca de pneus. A alteração nas regras ocorre devido ao asfalto abrasivo do circuito, combinado com as altas temperaturas que a pista atingirá.

O atual campeão e líder da GT3, Valdeno Brito comentou as mudanças. "Como o pit stop já existe, com mínimo de dois minutos de duração, a troca de pneus não fará muita diferença de estratégia, mas será fundamental em termos de desempenho. Isso porque o desgaste é muito grande e os carros chegariam em situação crítica se não houvesse a troca", afirmou o parceiro de Matheus Stumpf.
O veículo pilotado pelo líder da competição, um Ford GT, é um dos que mais sofrem com os desgastes do pneu. "Eu espero uma etapa difícil como sempre. Conseguimos uma vantagem um pouco maior no campeonato, mas em compensação os vice-líderes (Claudio Ricci e Rafael Derani) devem sofrer menos com o desgaste de pneus no Rio de Janeiro. Mesmo com a troca obrigatória", afirmou, confirmando que o asfalto atrapalhará mais à dupla Valdeno Brito/ Matheus Stumpf do que as demais.
Brito ainda lembrou o ocorrido na última temporada, quando o atual terceiro colocado, Xandy Negrão, ganhou as duas corridas disputadas no circuito, ao lado de seu ex-companheiro Andreas Mattheis. Atualmente Negrão corre com seu filho, Xandinho.
Claudio Ricci também falou sobre as mudanças feitas para esta etapa. "Acho que a troca de pneus não vai influenciar tanto em termos de estratégia, porque existe um tempo mínimo de parada, isso tira eventuais vantagens de equipamento ou mesmo de treino que algumas equipes teriam, por praticar a troca de pneus em outras categorias. Mas é uma coisa a mais e sempre existe o risco de algo dar errado, de haver algum atraso, é algo que precisa de atenção total", alertou o piloto, que viu seus adversários se distanciarem na última etapa da categoria.
A Itaipava GT Brasil terá sua primeira corrida disputada no sábado, às 16h, e a segunda no domingo, ao meio dia e meio.

Fonte:terra.com.br
Disponível no(a)http://esportes.terra.com.br

Nenhum comentário: