15 de set. de 2011

O esportivo elétrico de 1100 cavalos projetado por um jovem rapaz de 23 anos


Eis o Concept One: bonito e tecnicamente promissor, mas parece um pouco grande demais. Seus criadores dizem que este supercarro elétrico terá 1100 cv de potência, 387 kgfm (trezentos e oitenta e sete quilogramas-força) de torque e velocidade máxima estimada em 10 trilhões de km/h. Conde Von Koenigsegg, pode chamar seus engenheiros.

O Concept One é uma criação do designer croata Mate Rimac, de 23 anos, que desenvolveu o concorrente elétrico do Koenigsegg a partir de uma caixa de ovos e seis latas de spray vermelho (na verdade ele tem chassi de alumínio e carroceria de fibra de carbono). Quatro motores elétricos, de controle separado entre frente e traseira, teoricamente levam o Concept One de zero a cem em três segundos.
Se isso parece muito, considere o grau de dificuldade que o controlador encontrará para manter as rodas agarradas ao chão ao lidar com o prodigioso torque. Teoricamente falando, é claro.
Teórico também é a autonomia do Concept One, que Rimac diz ser 590 km com uma bateria de 92 kWh. Embora, teoricamente você deva esperar uma autonomia um pouco menor se rodar à velocidade máxima de 304 km/h. Ainda assim, o sistema de motores elétricos é uma paixão geek em forma mecânica, com dois motores eletromagneticos arrefecidos por líquido e duas caixas de redução.
Claro, adoraríamos ver este negócio esticando as pernas numa corrida matinal, deixando dois trilhos de fogo na rua. Por enquanto, contudo, ele está fazendo pose em um estande do Salão de Frankfurt, onde um modelo de exposição gira sem sair do lugar, mantendo o sonho vivo.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a)http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: