11 de set. de 2011

O Camaro ZL1 terá 580 cv - e mais nove coisas que você precisa saber



A Chevrolet nos levou ao campo de testes da GM em Milford para ver (mas não tocar, nem dirigir) o Camaro ZL1. Não dirigimos os protótipos, mas cutucamos a fera com uma vara curta e fizemos algumas perguntas aos engenheiros sobre sua criação bestial. Veja o que descobrimos.

10) POTÊNCIA! A potência certificada pela SAE foi além dos 570 cv. Na verdade, chegou a 580 cv a 6.000 rpm. São 30 cv a mais que o Shelby GT500 2011 e 150 cv a mais que o Camaro ZL1 1969 – seu antecessor espiritual, aquele Camaro mais raro que chifre de cavalo e que geralmente é leiloado pela fortuna de algum soberano do Oriente Médio.
9) TORQUE! O torque do ZL1 é 75,4 kgfm a 4.200 rpm, 6,4 kgfm a mais que o Lamborghini Aventador e 6 kgfm a menos que um barco rebocador movido a heavy metal. Isso resulta em uma relação custo/torque extremamente alta.
8.) PESO/POTÊNCIA! A relação peso/potência é de 3,28 kg/cv – menos que o Nissan GT-R e o Porsche 911 GTS. É um belo número e oculta o fato de o Camaro ZL1 pesar quase 1900 kg.
7.) TECNOLOGIA NOVA!  É o primeiro carro a usar a nova geração de amortecedores adaptativos magnetohidrodinamicosgetzundheit da Delphi, de reações muito mais rápidas que a atual geração, encontrada no Cadillac CTS-V e no ZR-1 (e também na Ferrari 458 Italia e Audi R8). O sistema é capaz de ajustar a suspensão até 1.000 vezes por segundo.
6.) PRONTO PARA A PISTA! Ao contrário do Mustang GT500, o ZL1 estará pronto para as pistas assim que sair da concessionária, com a transmissão adequada, diferencial e sistemas de resfriamento de freios já instalados na fábrica, embora você ainda precise de seu próprio capacete e amor-próprio.
5.) DIREÇÃO COM ASSISTÊNCIA ELÉTRICA?  O ZL1 terá assistência elétrica na direção, e esperamos que tenha sensibilidade suficiente para pilotagem (contaremos quando nos deixarem dirigir o carro). O principal benefício é por não ser ligado ao motor, não há perda de potência.
4.) HABILIDADE MANUAL! A transmissão Tremec TR6060 foi aprimorada para suportar o torque extra, com um eixo de saída mais forte. Sim, algumas coisas são assim simples.
3.) FALTA DE HABILIDADE MANUAL… Os engenheiros insistem que o problemático câmbio CL90 Hydramatic da GM será tão bom para as pistas quanto a versão manual – depois de alguns ajustes estruturais, como eixo de saída e engrenagens mais fortes. Sem comprometimentos, dizem eles. Veremos.
2.) BORRACHUDOS!  A Michelin desenvolveu para o ZL1 (e para a linha Corvette) um novo pneu de uso misto (rua e pista) – o Pilot Sport Cup Zero Pressure (ZP). Eles dizem que foi o mais próximo dos compostos de corrida que puderam chegar para uso nas ruas, sem riscos de aquaplanagem.
1.) DUTOS NACA! Ele tem dutos NACA no fundo do carro para auxiliar o arrefecimento da transmissão. Ok, são nove coisas que você deve saber e uma informação geek legal de saber.
Teremos mais quando finalmente dirigirmos o Chevy Camaro ZL1.
(Para mais informações nerds veja a galeria de fotos do carro de testes – e seu porta-malas cheio de equipamentos eletrônicos de monitoramento que correu 24 horas (mais de 3200 km) à uma média de 140 km/h na pista de testes da GM “Lutzring”).

Fonte: jalopnik.com.br
Disponível no(a)http://www.jalopnik.com.br

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