Primeiras unidades chegam já em 2012 importadas. Nacionais em 2015
A fabricante de caminhões chinesa Foton Motors anunciou um investimento de 500 milhões de dólares - quase R$ 900 milhões - na construção de uma fábrica no Brasil. A Foton é uma das maiores fabricantes da China, e além de caminhões médios e pesados, também faz picapes, utilitários esportivos e veículos comerciais leves.
No Brasil, apenas os caminhões serão feitos na décima segunda unidade fabril da empresa, a primeira fora da China. A fábrica deve começar a operar a partir de 2015. Os utilitários usam motores Cummins, com a qual a Foton formou uma joint-venture em 2007 para a construção de uma fábrica de motores a diesel na China, a maior do mundo. Os propulsores já estão de acordo com as normas EuroV antipoluição e possuem até mesmo o sistema SCR de série. O SCR trata os gases expelidos após a combustão através da adição de ureia no escapamento, neutralizando os óxidos de nitrogênio nocivos à atmosfera.
A Foton estará na próxima Fenatran, em outubro, expondo os primeiros modelos a serem vendidos aqui, ainda importados da China. Os Aumark 311, 614 e 917 - com 3,4 t, 6 t e 9 t de PBT respectivamente, são equipados com motores de 2.8 e 3.8 litros Cummins. As primeiras unidades dos 614 e 917 chegarão em 2012, enquanto o 311 ficam para 2013. Um dos maiores atrativos será o preço mais baixo dos produtos, além da dotação de equipamentos como ar condicionado e vidros elétricos nos caminhões da marca.
A Foton deverá enfrentar de cara a concorrência da conterrânea Effa, que recentemente anunciou a importação dos caminhões da linha JMC de características semelhantes.
Fonte: motordream
Disponível no(a)http://motordream.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário