11 de set. de 2011

Clima de deserto, neve e ventos de até 240km/h indoor nos laboratórios da Ford


Para a Ford, não basta testar os carros e suas capacidades em ambientes e condições reais. Também não é suficiente tirar inúmeras provas em telas de computadores, mesmo utilizando os mais avançados sistemas e equipamentos existentes.
Se a intenção é testar e aperfeiçoar o desenvolvimento da aerodinâmica, economia de combustível, nível de ruído e segurança de um veículo e todos os seus componentes, por exemplo, ele vai para as pistas, claro – mas também passa por equipamentos como este enorme túnel de vento, onde enfrenta condições extremas (como calor do deserto, neve e altitudes altas e baixas) reproduzidas com muita eficiência ambiente fechado.
Maior túnel da montadora, o nº 8 (detalhe foto) está instalado em Dearborn (EUA). Ele simula tempestades de vento de até 240 km/h, por meio de uma hélice de 7 metros de largura com 44 pás de fibra de carbono. Para reprodução de condições severas e aplicação dos testes de ruído de vento, o túnel conta com isolamento acústico. As forças sobre a carroceria são registradas em uma balança de precisão, capaz de captar desde o peso de uma moeda até cargas de 4.500 kg.
Este tipo de equipamento é utilizado também por subsidiárias da empresa pelo mundo, inclusive no Brasil. Somente em Dearborn, a Ford tem outros oito túneis de vento. Sua importância é fundamental à medida que eles fornecem subsídios para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos em termos de qualidade, design e aerodinâmica, influenciando em economia de combustível, eficiência e conforto (dado pela diminuição dos níveis de ruído interno, por exemplo).
Cada túnel de vento tem finalidades específicas, permitindo reproduzir qualquer ambiente em todas as épocas do ano, incluindo condições ambientais extremas como nevascas, calor intenso e diferenças bruscas de altitude. O objetivo é ir até o limite da capacidade dos carros para validar e calibrar todos os seus componentes, principalmente, motor, transmissão, ar-condicionado e sistemas elétricos e eletrônicos.

Fonte: ford.jalopni
Disponível no(a)http://ford.jalopnik.com.br

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