Editar uma revista de carros não é fácil.
Eu sei. Eu editava uma. A verba publicitária é baixa, a atenção dos leitores é dividida entre milhões de coisas, e destacar-se em uma prateleira forrada de revistas significa trazer artigos “espetaculares”. Mas seu orçamento é baixo também. Como você vai fazer para levar seis ou sete esportivos milionários, jornalistas e fotógrafos para um teste em algum lugar exótico do outro lado do país? E para quê? Para conseguir 100, 200 ou até 1000 leitores a mais?
Há outro jeito de fazer isso, veja só como funciona. O editor de testes da Car, Ben Barry, e os fotógrafos Greg Pajo e John Wycherley fizeram uma reportagem comparativa – com um elenco coadjuvante de superesportivos – que foi publicada na edição de julho de 2011 da revista Car sob a manchete “McLaren vs. The World” (McLaren vs. O Mundo). Como o jornalista e os fotógrafos detêm os direitos sobre o trabalho, eles listam suas matérias em agências de notícias e conteúdo como a Fox Syndication, que envia os textos e fotos para uma lista de emails de potenciais compradores, ou seja, as principais revistas do mundo todo.
Já estive nessa. A hora está chegando, seu orçamento está esgotando e você só tem metade da revista no lugar. Então você depara com uma série de fotos incríveis de Porsches, Ferraris e um McLaren laranja em alta velocidade pelo interior de Gales. Na etapa seguinte, você negocia um preço (razoável) por telefone e começa a pensar em títulos para a matéria.
Mas comprar a matéria da capa? Isso é obviamente arriscado. Quando eu estava na revista 0-60, pensávamos muito bem antes de colocar artigos comprados na capa. O golpe na credibilidade de uma revista com a capa duplicada é muito arriscado para editores lutando para se estabelecer em um ramo tão instável. É algo que se faz em situações de emergência, apenas. Funcionou uma vez, quando pegamos o primeiro comparativo entre Ferrari 458 Italia e Porsche 911 GT3 RS (texto de Chris Harris e fotos de Jamie Lipman. Jamie e Chris fizeram uma foto de capa especialmente para nós). Vendeu muito bem, mas não fomos muito bem vistos por nossos colegas nem pela Ferrari, que tem suas regras sobre a publicação de comparativos.
Danem-se todos; tínhamos uma revista para fazer.
É um bom negócio? Não, não é. Editores-chefes das revistas são vaidosos e veem essas coisas como um golpe em sua credibilidade entre os concorrentes. Com orçamentos reduzidos, a prioridade é usar seus recursos em uns poucos artivos exclusivos que serão seu pão com manteiga. O resto? Se você não tem uma equipe para isso, você precisa rechear a edição da melhor forma possível, porque você precisa encontrar artigos incríveis para seus leitores, não importa se foram feitas por sua equipe ou não.
É possível que uma ótima matéria fornecida por um jornalista renomado contribua mais com sua revista que um leitor culto deparando com uma matéria idêntica à de outra revista? Sim. Mas talvez seja melhor mudar a foto da capa, assim você não acaba pagando mico. E talvez, talvez, você não tente remover os Alpes no Photoshop.
Lembre-se disso, prezado leitor, da próxima vez que estiver de olho na prateleira da banca de revistas. O mundo é menor do que você imagina.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
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