9 de ago. de 2011

Teste: Volkswagen Beetle vira besouro macho

 Fotos: Divulgação
Teste: Volkswagen Beetle vira besouro macho

Testada na Alemanha, nova geração do Volkswagen Beetle transpira esportividade
por Marcelo Cosentino
Auto Press
O Volkswagen Beetle já não é mais o mesmo. Abriu mão da alcunha "New", ficou maior, mais potente e com linhas mais próximas às do Fusca original ­ e ao mesmo tempo mais masculinas. A estratégia da marca é distanciar o Fusca do Século XXI do perfil feminino da versão anterior, lançada em 1997. A prova desta mudança de postura está no painel do modelo.
Sai de cena o "suspeito" vasinho de flores inspirado nos fusquinhas na década de 50 para dar lugar à sofisticação. Outra intenção declarada pela marca alemã é alavancar as vendas do modelo ­ situação no mínimo curiosa para um carro inspirado no bom e velho Fusca, o quarto carro mais vendido da história, com 21,5 milhões de unidades desde 1938. O primeiro é o Toyota Corolla, com 36 milhões de unidades.
Um primeiro olhar para o Beetle revela que o carro tem uma postura mais viril. A tarefa do designer italiano Walter de’Silva em fazer uma reinterpretação atualizada deste carro lendário certamente não foi fácil. Mas o resultado foi um carro com visual mais arrojado e esportivo. Na dianteira o para-choque foi remodelado e ganhou uma entrada de ar maior com filete cromado ao centro. A inclinação também é visivelmente menor ­ como no modelo original. Nas laterais, o destaque vai para a moldura preta na base das portas até a caixa de rodas posterior. Na traseira, a Volks aboliu as características lanternas redondas e adotou outras em elipse, cortadas pela tampa do porta-malas. Outras novidades são o para-choque mais robusto ­ com saídas duplas do escapamento ­ e um pequeno aerofólio abaixo do vidro traseiro.
Além das mudanças visuais, o Beetle também se beneficia de um crescimento. É que o novo carro está 15,2 cm mais longo, 8,4 cm mais largo e 1,2 cm mais baixo que a primeira geração. Com isso, as novas medidas são 1,80 m de largura, 1,48 m de altura, 2,53 m de entre-eixos e 4,27 m de comprimento. O aumento de tamanho também permitiu que o modelo superasse um ponto negativo do último modelo: o porta-malas. Este novo Beetle comporta 310 litros na traseira, número bem mais animador para quem vai viajar do que os 209 litros que levava anteriormente.
Sob o capô está outra novidade interessante. Trata-se do motor 2.0 TFSI 16V, o mesmo que equipa grande parte da gama Volkswagen e Audi. Esta unidade de força disponibiliza 200 cv de potência e 28,5 kgfm de torque máximo entre 1.700 e 5 mil rotações para as rodas dianteiras. A transmissão é a também conhecida caixa DSG de dupla embreagem e seis velocidades. Esta dupla leva o carro de zero a 100 km/h em 7,5 segundos e a velocidade máxima de 223 km/h, de acordo com dados da Volks.
O conjunto mecânico e plataforma ­ chamada de PQ35 ­ são os mesmos do Tiguan e do Jetta topo de linha vendido no Brasil. Ou seja, além do motor e câmbio, o novo Fusca também traz suspensão McPherson na dianteira e multilink na traseira. Por isso mesmo, não é de se admirar que os dois modelos sejam produzidos na mesma fábrica em Puebla, no México, de onde o "besouro" sai para todo o mundo. Com capacidade para 525 mil unidades/ano, a fábrica produz além do Beetle e do Jetta, suas respectivas versões conversível e perua.
Curiosamente, o veículo poderá ser batizado com o nome que recebeu em cada país. Ou seja, no Brasil será possível comprar um Beetle com o emblema do Fusca, na Itália, do Maggiolino, na Argentina, do Escarabajo, no México, do Vocho, em Portugal, da Carocha, e por aí em diante. Atualmente, o New Beetle vendido no Brasil é um carro para poucos. Tanto que nos sete primeiros meses do ano foram vendidas apenas 298 unidades. Mesmo assim, o renovado "besouro" terá uma missão importante de associar uma imagem de modernidade e sofisticação à marca.
Primeiras Impressões
Besouro abusado
por Carlo Valente
Infomotori/Itália
exclusivo para Auto Press
Berlim/Alemanha - ­ O novo Volkswagen Beetle une a mecânica do Golf europeu, visual convincente e o espírito de um cupê esportivo para se tornar um candidato de peso na briga com BMW Mini e Fiat 500. O design certamente foi um desafio para a Volkswagen. Afinal, quando se pensa em Fusca, logo vem à cabeça os para-lamas proeminentes, as luzes traseiras bem definidas, a forma arredondada do capô. A releitura do clássico acrescenta a essa lista o spoiler traseiro, integrado ao design e necessário nesta nova geração, já que, com os propulsores TFSI de 160 cv a 200 cv, podem atingir até 223 km/h ­ com boas respostas em qualquer regime. A suspensão traseira adota um sofisticado arranjo multilink e a direção tem assistência eletroidráulica.
O interior é outro destaque do novo modelo. O painel de instrumentos evoca o primeiro Fusca, graças à pintura com a mesma cor da carroceria, mas não se limita a ser apenas “retrô”. A posição do volante e do quadro de instrumentos foi pensada para privilegiar a ergonomia, o que facilita a vida do motorista e torna o carro mais funcional. Outro detalhe que lembra o Fusca original é o porta-luvas adicional integrado ao painel. Ao eliminar o teto abobadado do modelo anterior, o novo Fusca propiciou mais conforto para os passageiros de trás, especialmente os mais altos. O aumento significativo na largura do carro melhorou também o espaço para as pernas.
No Beetle Sport, o interior simula fibra de carbono. Além disso, há bancos esportivos, volante de três raios, freio de mão e alavanca do câmbio em couro, pedais de alumínio e detalhes cromados por todo o interior. Também de série há faróis de neblina e, pela primeira, o Volkswagen Fusca pode vir com faróis bixênon e iluminação com leds. A segunda geração do Fusca tinha sistema de som exclusivo para o modelo ­ e carecia de um sistema de navegação. Agora, a Volkswagen opta por outro caminho, oferecendo para o carro os conjuntos já disponíveis em outros modelos da marca, como o Golf ou o Passat. De fábrica, o veículo vem com sistema de 8 alto-falantes. A Volkswagen, de olho no futuro, construiu um veículo moderno e esportivo. E com pinta de machão.





Fonte: motordream.
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: