Sedã compacto russo terá fim após 41 anos de produção
O sedã compacto Lada Laika, símbolo da indústria automobilística da Rússia, terá sua produção descontinuada ao final de 2011, após 41 anos e 16,8 milhões de unidades fabricadas. O fim do modelo estava marcado para 2009, mas foi adiado graças a incentivos do governo russo, que passou a conceder subsídio de US$ 1.900 – cerca de R$ 2.900 – para cada nova unidade do modelo adquirida no mercado daquele país. Com a ajuda estatal, o carrinho saía por US$ 5.600 – R$ 8.700.
O primeiro Laika foi batizado de 2101, e saiu da fábrica instalada na cidade de Togliatti, a mil quilômetros da capital Moscou, no dia 22 de abril de 1970. Produzido pela AvtoVAZ, mais conhecida como Lada e maior fabricante do segmento automotivo na Rússia, o 2101 foi baseado na plataforma do Fiat 124.O sedã compacto Lada Laika, símbolo da indústria automobilística da Rússia, terá sua produção descontinuada ao final de 2011, após 41 anos e 16,8 milhões de unidades fabricadas. O fim do modelo estava marcado para 2009, mas foi adiado graças a incentivos do governo russo, que passou a conceder subsídio de US$ 1.900 – cerca de R$ 2.900 – para cada nova unidade do modelo adquirida no mercado daquele país. Com a ajuda estatal, o carrinho saía por US$ 5.600 – R$ 8.700.
Desde então, o modelo passou por diversas reformulações e chegou ao Brasil na versão 2105, em 1991. Contudo, além do design ultrapassado, as unidades importadas apresentaram dificuldades mecânicas decorrentes do adicional de etanol presente na gasolina brasileira. O problema acarretou o fim da importação do Laika e de outros modelos da Lada, como a perua Laika Station Wagon, o hatch compacto Samara e o jipe Niva. Até 1995, foram comercializados cerca de 30 mil veículos da marca russa no Brasil.
O subsídio do governo russo fez as vendas do Laika crescerem 35% no primeiro semestre deste ano, quando foram vendidas 69.500 unidades do sedã compacto. Contudo, o fim do incentivo, decretado em maio, irá acompanhar a tendência do mercado local por veículos mais modernos, provocando a descontinuação de um dos clássicos da indústria do século passado.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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