11 de ago. de 2011

Pescara, o maior circuito da história da Fórmula 1



Quando se fala sobre circuitos de corridas bem extensos, o nome Nürburgring logo vem a cabeça, não é mesmo? Claro, afinal ele foi o maior circuito que a Fórmula 1 já corr… ooops, ledo engano. Quem acredita que o inferno verde alemão foi o traçado mais longo que os pilotos da categoria já percorreram, se equivocou. Com vocês, os 25,579 quilômetros de Pescara, na Itália.

Em 1957, pela primeira vez na história da Fórmula 1, duas corridas seriam disputadas no mesmo país durante o calendário. As duas últimas rodadas da temporada foram disputadas em Pescara e Monza, ambas na Itália.

Pescara era um local familiar de corridas extra-cameponato da Fórmula 1. Nesta época eram disputadas com o nome de Coppa Acerbo e tinha relevante fama.
Com 25,579 quilômetros de extensão, o circuito na Costa do Adriático foi a “pista” mais longa já utilizada no campeonato mundial, quase três quilômetros maior que o Nordschleife de Nürburgring. Para os pilotos, um enorme desafio.
Desfilando pelas estradas  italianas, o circuito usava duas grandes rodovias e uma estrada secundária para configurar seu peculiar traçado em formato triangular.

Por causa do forte calor do verão italiano, a largada da corrida foi dada bem cedo, às 9h da manhã, em frente a uma multidão estimada em cerca de 200.000 pessoas que, de forma extraoficial, constituem o recorde da categoria.
Após dar um belo show em Nürburgring, como vimos por aqui, Juan Manuel Fangio cravou a pole position da prova. Estava relaxado, já tendo garantido seu quinto título da F-1 ao volante da Maserati. Todavia, essa pole, em uma pista tão grande, não fazia tanta diferença.
Dada a largada, Luigi Musso pulou na frente, a bordo de uma Ferrari. Logo o célebre não-campeão Stirling Moss e seu Vanwall VW5 tomou a frente de Musso, assumiu a primeira posição e começou a abrir vantagem, enquanto Fangio permanecia em terceiro, sem riscos.
E tome vantagem.

O inglês permaneceu líder nas 17 voltas seguintes, aumentando sua diferença para Fangio a cada volta. Musso abandonou, com problemas mecânicos. A vantagem de Moss em um autódromo tão extenso era tão grande que consta que o Sir parou nos boxes apenas para tomar uma bebida e completar o óleo. Ao final da corrida, tinha mais de três minutos para Fangio, que cruzou em segundo.
Essa foi a primeira e última vez que o campeonato de Fórmula 1 visitou Pescara. Na década de 60 o traçado foi desfeito, pois não atendia os regimes de segurança da época.
Era o adeus do maior circuito da história da Fórmula 1.


Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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