2 de ago. de 2011

Mercado brasileiro de carros estaciona em julho

Números da Fenabrave mostram desaceleração e avanço de 0,35% no mês

Editora Globo
Modelos importados seguem com as vendas aquecidas, apesar do avanço contido nos emplacamentos em julho

O balanço de vendas divulgado nesta segunda-feira (1º de agosto) pela FenabraveFederação Nacional da Distribuição de Veículos – apontou que o comércio de veículos se manteve estável em julho, com tímido avanço de 0,35% nos emplacamentos em relação ao mês anterior (junho). Foram entregues no período 287.941 automóveis e comerciais leves, enquanto os trinta dias anteriores somaram 286.935 unidades.
Em relação a julho de 2010, o balanço também foi contido, com 0,95% positivos. Contudo, no acumulado do ano o Brasil ainda é um dos mercados que mais cresce no planeta. As vendas entre janeiro e julho saltaram 8,15%, passando de 1,78 milhão para 1,92 milhão de unidades emplacadas. Ao que parece, essa estabilidade momentânea ainda não foi suficiente para criar incerteza no mercado. As fábricas continuam investindo.


   Divulgação
JAC J3 já acumula 11.192 vendas somando as versões hatch e sedã Turin em apenas quatro meses de vendas
Editora Globo
Hyundai i30 segue líder entre os hatchs médios
Nesta segunda-feira, a chinesa JAC Motors anunciou seu projeto de construção de fábrica no Brasil (leia aqui). A marca oriental vai aplicar R$ 900 milhões para erguer uma unidade fabril de localização ainda desconhecida. O plano é montar 100 mil veículos por ano a partir de 2013, começando com um carro inédito. Até lá, o empresário Sergio Habib, chefe da JAC Motors, espera ter chegado ao volume suficiente com J3 e J3 Turin.

Os dois modelos, aliás, seguem com as vendas aquecidas e são dois dos destaques de julho nas revendas de carros pelo país. O J3 hatch já acumula 6.883 unidades vendidas desde março, quando foi lançado. E o sedã J3 Turin tem 4.309 unidades entregues e encosta no Volkswagen Polo. Entre os importados, porém, o modelo que segue imbatível é o Hyundai i30, líder entre os hatchs médios com 22.450 unidades.

   Divulgação
Compacto "altinho" retomou as vendas e acaba de ganhar a série "Rock in Rio"
Editora Globo
Visual pode ter elevado as vendas do Sandero
Num mês de altos e baixos, quase não houve oscilações representativas nas vendas. Dos números, destaque para os crescimentos da dupla Volkswagen Fox/CrossFox e do recém-reestilizado Renault Sandero. O modelo da marca alemã, que teve sua produção afetada pela greve na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, voltou a vender bem, somando 8.890 unidades em julho – contra as 5.084 de junho.

Já o hatch da marca francesa pode ter sido ajudado por dois fatores. As unidades com o desenho antigo podem ter sido arrematadas com atraentes descontos. E o novo desenho também pode ter caído no gosto dos brasileiros – mas ainda é cedo para uma resposta mais forte nas lojas. O subcompacto Ford Ka é outro exemplo. O hatch mudou, saltou de 5.459 para 6.314 unidades em julho, mas o antigo ganhou desconto.

Editora Globo
Kia Cerato vive bom momento e aproveita enquanto não chegam Hyundai Elantra e Chevrolet Cruze
No segmento de sedãs médios, o Volkswagen Jetta estacionou, mas segue sua escalada atrás das primeiras posições – ainda com Toyota Corolla e ... Kia Cerato! Sim, o modelo sul-coreano desbancou o Honda Civic, que ainda não se recuperou dos efeitos da catástrofe no Japão. Mais abaixo, Renault Fluence e Peugeot 408 continuam sem registrar evolução nas vendas, com médias mensais de 855 e 680 respectivamente.

Editora Globo
Apesar de ter perdido o posto de mais barato do Brasil para o Fiat Mille, Chery QQ segue em alta nas lojas
Entre os comerciais leves, o movimento também se manteve estável, sem grandes mudanças. Só chama a atenção o avanço da picape média Toyota Hilux, que saltou de 1.458 (junho) para 2.380 unidades (julho) – os concessionários podem estar oferecendo descontos gordos já que o modelo vai mudar o visual até outubro. E o pequenino chinês Chery QQ deixou de ser o carro mais barato do Brasil recentemente, mas segue aprontando das suas: saltou de 1.054 para 1.274 unidades em julho.

Os dez modelos mais vendidos do Brasil em julho:

1) Volkswagen Gol – 25.884 unidades (171.136 no acumulado)
2) Fiat Mille/Novo Uno – 24.929 unidades (158.321 no acumulado)
3) Chevrolet Celta – 12.073 unidades (84.145 no acumulado)
4) Chevrolet Classic/Corsa sedã – 11.540 unidades (72.780 no acumulado)
5) Fiat Strada – 11.298 unidades (69.979 no acumulado)
6) Volkswagen Fox/CrossFox – 8.890 unidades (68.624 no acumulado)
7) Fiat Palio – 8.845 unidades (69.979 no acumulado)
8) Fiat Siena – 8.749 unidades (58.011 no acumulado)
9) Renault Sandero – 8.690 unidades (41.071 no acumulado)
10) Volkswagen Voyage – 8.549 unidades (48.732 no acumulado)

Ranking das montadoras no 1º semestre de 2011:

1) Fiat – 433.851 unidades (22,53%)
2) Volkswagen – 396.822 unidades (20,6%)
3) General Motors – 354.865 unidades (18,42%)
4) Ford – 182.292 unidades (9,46%)
5) Renault – 96.714 unidades (5,02%)
6) Hyundai – 63.712 unidades (3,31%)
7) Honda – 57.797 unidades (3,0%)
8) Citroën – 53.576 unidades (2,78%)
9) Toyota – 51.785 unidades (2,69%)
10) Peugeot – 49.915 unidades (2,59%)
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: