4 de ago. de 2011

Lada 2107, o “Clássico”, vai sair de linha

Sedã russo montado há mais de quarenta anos enfim terá sua produção encerrada

Editora Globo
A cada três Ladas vendidos na Rússia, dois são o "Clássico" 2107; modelo é o carro mais vendido da Rússia
O sedã compacto Lada 2107, lançado em 1970 na Rússia, está bem próximo do fim. A notícia parece lugar-comum nos dias de hoje, com a indústria se renovando a todo vapor. Mas neste caso, trata-se de um modelo histórico, em linha de produção há nada menos que 41 anos – é algo como nossa carismática Volkswagen Kombi. Dos anos 70 para cá, o modelo fabricado pela AvtoVaz quase não mudou. O apelido diz tudo: o Clássico.
O Lada Classic, indicado pelo numeral 2101, nasceu em 1970 sobre a mesma plataforma do Fiat 124. Seu desenho original, com faróis redondos e linhas bem quadradas, só mudou em 1980, quando o modelo ganhou faróis retangulares e passou a se chamar Riva. A plataforma, porém, foi mantida e é igual até hoje. Ou melhor, até o fim do ano, quando o sedã deixará a linha de montagem da fábrica de Togliatti, próxima à capital Moscou.

Editora Globo
Modelo passou a se chamar Riva, mas manteve a plataforma original, emprestada do Fiat 124

   Divulgação
O Lada 2101 original, lançado em 1970
De acordo com o jornalista Luca Ciferri, correspondente da Automotive News Europe, 16,8 milhões de unidades do Lada Classic já foram produzidas desde o seu lançamento na antiga União Soviética – e posteriormente na Europa. “Quando visitei a unidade de Togliatti e soube que o modelo vai ter produção encerrada esse ano, senti-me mal”, narra o repórter da agência. Compreensível, já que se trata do Lada mais vendido da Rússia.

No fim de 2009, o Classic (ou Riva) quase saiu de linha. As vendas estavam em declínio. Porém, um programa lançado pelo governo russo em março de 2010 deu sobrevida ao sedã compacto, que passou a contar com um bônus. Os preços entre 3.900 e 5.200 Euros (R$ 8,6 mil a R$ 11,5 mil) fizeram a procura pelo modelo dobrar. E o popular Lada voltou ao topo das vendas.
Em 2010, o Classic somou impressionantes 136.006 emplacamentos – de longe foi o automóvel mais vendido do País. No primeiro semestre desse ano, o volume de pedidos cresceu 35%, totalizando 69.500 unidades entregues. Segundo a reportagem da Automotive News Europe, de cada três Ladas vendidos, dois são o Clássico. “É um carro realmente lendário para os padrões russos”, conclui o repórter. Alguém duvida disso?
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com

Nenhum comentário: