Sedã russo montado há mais de quarenta anos enfim terá sua produção encerrada
A cada três Ladas vendidos na Rússia, dois são o "Clássico" 2107; modelo é o carro mais vendido da Rússia
O Lada Classic, indicado pelo numeral 2101, nasceu em 1970 sobre a mesma plataforma do Fiat 124. Seu desenho original, com faróis redondos e linhas bem quadradas, só mudou em 1980, quando o modelo ganhou faróis retangulares e passou a se chamar Riva. A plataforma, porém, foi mantida e é igual até hoje. Ou melhor, até o fim do ano, quando o sedã deixará a linha de montagem da fábrica de Togliatti, próxima à capital Moscou.
Modelo passou a se chamar Riva, mas manteve a plataforma original, emprestada do Fiat 124 |
O Lada 2101 original, lançado em 1970 |
No fim de 2009, o Classic (ou Riva) quase saiu de linha. As vendas estavam em declínio. Porém, um programa lançado pelo governo russo em março de 2010 deu sobrevida ao sedã compacto, que passou a contar com um bônus. Os preços entre 3.900 e 5.200 Euros (R$ 8,6 mil a R$ 11,5 mil) fizeram a procura pelo modelo dobrar. E o popular Lada voltou ao topo das vendas.
Em 2010, o Classic somou impressionantes 136.006 emplacamentos – de longe foi o automóvel mais vendido do País. No primeiro semestre desse ano, o volume de pedidos cresceu 35%, totalizando 69.500 unidades entregues. Segundo a reportagem da Automotive News Europe, de cada três Ladas vendidos, dois são o Clássico. “É um carro realmente lendário para os padrões russos”, conclui o repórter. Alguém duvida disso?
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário