31 de ago. de 2011

Focus Electric terá energia recarregável por painel solar nos Estados Unidos


Que painéis solares são uma alternativa sustentável mundial para captação de energia para uso doméstico e industrial a gente já ouviu falar. Pois a Ford anunciou que vai levar este sistema para o carro, mais especificamente para um de seus mais esperados lançamentos: o Focus Electric.
O modelo, que estará disponível nos EUA até o fim deste ano, poderá ter sua bateria recarregada por painéis solares da Sun Power – uma parceira norte-americana – instalados em casa. Esta energia renovável vai reduzir o custo total de uso do veículo como parte de um programa chamado de “Drive Green for Life”.
Os painéis solares de alta eficiência produzidos pela SunPower serão instalados nos telhados das casa dos futuros donos do Focus Electric. Eles terão capacidade de geração 50% maior que os convencionais e ainda ocuparão pouco espaço. O sistema de 2,5 kilowatt produz em média 3.000 kWh de eletricidade por ano e é dimensionado para atender consumidores que dirigem em média 1.600 km por mês.
“O sistema reduz a necessidade de uso da rede elétrica para recarregar o veículo durante a noite. É uma solução ecológica, que complementa de forma perfeita a nossa nova linha de produtos”, comentou Mike Tinskey, diretor de Infraestrutura e Eletrificação Global de Veículos da Ford.

O novo Focus Electric é uma versão emissão zero e sem emprego de gasolina do reconhecido modelo Ford Focus. A eletrificação é uma parte essencial da estratégia de sustentabilidade da Ford, que inclui o lançamento de cinco veículos elétricos nos próximos anos na América do Norte. Em 2010, a montadora lançou a van compacta Transit Connect Electric e, no final deste ano, começará a vender o Focus Electric. E para 2012 estão programados o novo C-MAX Hybrid, mais um híbrido de nova geração com bateria de íons de lítio e o C-MAX Energy plug-in, sendo que este último será compatível com o sistema solar da SunPower.

Fonte: ford.jalopnik
Disponível no(a):http://ford.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: