Modelos mais populares da marca enfrentam crise nas lojas, mas virão ao país em 2012
Diogo de Oliveira
Com 3,46 metros de comprimento e motor 1.0 de três cilindros e 68 cv, BYD F0 custará menos de R$ 25 mil
A chinesa BYD (Build Your Dreams) não vive um bom momento. Famosa por ter o bilionário norte-americano Warren Buffet entre seus acionistas, a montadora viu seu volume de emplacamentos cair 23,4% no primeiro semestre de 2011. Curiosamente, os modelos que mais recuaram nas vendas pelo mundo foram justamente os que já circulam no Brasil em fase de testes: o subcompacto
F0 (zero) e o compacto
F3 (hatch e sedã).
Pouco se sabe até o momento sobre os planos da
BYD para o Brasil – não há qualquer informação oficial divulgada. Mas alguns modelos da marca chinesa já foram flagrados circulando por rodovias vizinhas à capital paulista. O mais promissor deles é o
F0, hatch subcompacto de apenas 3,46 metros de comprimento e equipado com um motor 1.0 de três cilindros, 68 cv e 9,2 kgfm de torque. O modelo deve chegar com preço inferior a R$ 25 mil.
Subcompacto teve desenho inspirado no Toyota Aygo, o que rendeu processo na corte europeia
Interior do F3 imita painel do antigo Corolla
Como a maioria dos carros da
BYD, o
F0 tem visual inspirado no Toyota
Aygo, o que lhe rendeu processo na corte europeia. Outro modelo da
BYD com visual “inspirado” da marca japonesa é o
F3, cujas linhas são muito próximas às do
Corolla de nona geração – o antecessor do modelo atual, que tinha o Brad Pitt de garoto-propaganda. A dianteira é muito parecida e o interior é quase cópia literal (até o aplique de madeira está lá!).
Já o
G3, um dos modelos mais novos da
BYD, é na verdade uma evolução do
F3. Por dentro, o painel é quase uma reprodução da peça do
Corolla atual. Em relação ao
F3 (hatch e sedã), que deve ter preços próximos de R$ 40 mil, o
G3 é mais sofisticado e deve vir apenas com motor 1.8 a gasolina de 130 cv e preço próximo de R$ 45 mil.
Frente do F3 (sedã) e do F3-R (hatch) são claramente inspiradas no antigo Corolla, de nona geração
No
F3 (sedã) e no
F3-R (hatch), o bloco previsto é um 1.5 a gasolina capaz de gerar 107 cv e 14,7 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. De todos os modelos, o menos cotado pra vir (mas ainda assim aguardado) é o topo de linha
G6. Se vier, vai custar acima de R$ 60 mil e será equipado com um bloco 2.4 a gasolina de 170 cv.
Hatch F3-R terá preço próximo de R$ 40 mil para brigar com compactos premium nacionais e importados
Interior do G3 lembra muito o Corolla atual
Estreia no Brasil só em meados de 2012
O maior desafio do
BYD no Brasil por enquanto é a rede autorizada. A montadora deve começar suas atividades no país com a maioria das lojas concentradas no eixo Rio-São Paulo, o que limitará bastante sua atuação – e o próprio volume de vendas. O Grupo Sandrecar, do empresário Pacífico Paoli (ex-presidente da Fiat brasileira), está por trás das operações da
BYD.
De acordo com o balanço semestral da
BYD, a forte queda nas entregas em 2011 fez o lucro da empresa encolher 89% entre janeiro e junho. Os negócios renderam R$ 69,4 milhões. A montadora informou que o declínio é culpa do fim dos incentivos fiscais concedidos pelo governo chinês.
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):
http://revistaautoesporte.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário