A BMW quer inovar na utilização da fibra de carbono. Ao invés de construir outro supercarro com carroceria produzida com o material, a marca da Baviera está desenvolvendo um projeto para utilizar a fibra de carbono em grande parte das peças de um veículo.O programa, desenvolvido pela SGL Automotive Carbon Fibers – joint venture formada entre a BMW e a fornecedora SGL –, utilizará a fibra de carbono nas vigas estruturais da carroceria e também em peças que atualmente são fabricadas com plástico ou alumínio.
Um dos objetivos é baratear os custos de manufatura da fibra de carbono, e torná-la mais competitiva que materiais como o alumínio. O material já vem sendo largamente utilizado pela BMW, como nos conceitos elétricos i3 e i8, apresentados em julho. Mais leve, a fibra de carbono compensa o peso das baterias dos dois modelos, o que acaba se convertendo em mais quilômetros de autonomia.
A substituição dos materiais convencionais pela fibra de carbono poderá representar, de acordo com a BMW, uma redução média de 250 a 350 kg nos novos modelos. Os planos da marca alemã consumirão 66 mil toneladas de fibra de carbono por ano – metade da capacidade de produção anual. Com isso, a empresa espera incentivar a expansão do mercado da matéria-prima.
Além do hatch compacto i3 e do esportivo i8, que chegarão ao mercado em 2013 e 2014, respectivamente, a BMW quer ampliar o uso em larga escala da fibra de carbono nos próximos veículos desenvolvidos pela marca.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário