28 de ago. de 2011

Avions-Voisin C25 Aerodyne 1934 é escolhido o destaque de Pebble Beach 2011

Fotos: Divulgação
Avions-Voisin C25 Aerodyne 1934 é escolhido o destaque de Pebble Beach 2011
Um raro exemplar do automóvel francês foi eleito o destaque do Concurso de Elegância de Pebble Beach

do Autocosmos/México
O já tradicional Concurso de Elegância de Pebble Beach movimentou a Califórnia durante o mês de agosto com inúmeros desfiles e exibições de clássicos – e lançamentos – da história do automóvel. A 61ª edição reuniu mais de 225 colecionadores de 14 países. A edição 2011 fez parte da celebração dos 125 anos da Mercedes-Benz e dos 50 anos da Ferrari 250 GTO. Mas quem roubou a cena dos alemães e italianos foi um francês, o modelo C25 Aerodyne 1934 construído pela luxuosa marca fundada por Gabriel Voisin.


O fundador da Avions-Voisin foi um fabricante francês de aviões que fez fortuna construindo aeronaves de combate durante a Primeira Guerra Mundial. Após o fim da guerra, ele converteu suas oficinas localizadas no subúrbio parisiense em uma fabrica de automóveis, que oferecia desenho diferenciado e acabamento luxuoso. Os carros ganharam fama porque pareciam aviões sem asas e hélices.

A Avions-Voisin fabricou apenas 28 exemplares do modelo C25, e apenas sete receberam a identificação Aerodyne, que contava com teto de alumínio corrediço, que deslizava sobre trilhos e transformava o modelo em conversível. A marca francesa permaneceu na ativa de 1919 a 1939.

O estofamento do C25 Aerodyne é algo que chama a atenção, já que os desenhos geométricos que estão estampados não são impressos: foram feitos com tear, juntando milhares de fios de cores diferentes. E a história por trás do modelo dá conta de que o famoso arquiteto e designer suíço naturalizado francês Le Corbusier foi o mentor dos desenhos que tornam o interior do C25 Aerodyne tão marcante.



Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: