Japonesa renova campeã de vendas na Europa e aprimora eficiente conjunto
por Carlo Valente
do Infomotori/Itália
do Infomotori/Itália
Há muitos anos no mercado, a Suzuki V-Strom 650 conquistou na Europa um bom público com sua confiabilidade, boa dirigibilidade e baixo custo para compra e manutenção. Entretanto, o visual deixava um pouco a desejar, com a frente pesada e pouco harmônica.
Agora, a Suzuki mexeu na V-Strom e melhorou os pontos críticos das anteriores e aprimorou o que já era bom. O comportamento dinâmico ficou mais seguro com o ABS, agora de série. A motocicleta continua discreta, mas mais agradável aos olhos.
A japonesa também injetou tecnologia no motor da nova V-Strom. Os cilindros receberam tratamento em carboneto de silício, chamado pela marca de composto eletroquímico, que também integra pistões, anéis de vedação e bielas. A ignição é por velas de irídio e a injeção utiliza o sistema de válvula dupla da Suzuki. Esse sistema mantém a alimentação ideal de acordo com as condições de uso e é gerido diretamente pelo sistema eletrônico conforme as informações recebidas dos sensores de abertura do acelerador, marcha engrenada e rotação do motor. Dessa forma, o desempenho é otimizado, com melhor eficiência do propulsor, além de reduzir o consumo e emissões.
Ciclística
A japonesa também injetou tecnologia no motor da nova V-Strom. Os cilindros receberam tratamento em carboneto de silício, chamado pela marca de composto eletroquímico, que também integra pistões, anéis de vedação e bielas. A ignição é por velas de irídio e a injeção utiliza o sistema de válvula dupla da Suzuki. Esse sistema mantém a alimentação ideal de acordo com as condições de uso e é gerido diretamente pelo sistema eletrônico conforme as informações recebidas dos sensores de abertura do acelerador, marcha engrenada e rotação do motor. Dessa forma, o desempenho é otimizado, com melhor eficiência do propulsor, além de reduzir o consumo e emissões.
Ciclística
A confirguração única na categoria de quatro em alumínio e suspensão traseira por braço oscilante foi mantida pela Suzuki e é uma das responsáveis pelo excelente comportamento dinâmico pelo qual as gerações anteriores ficaram conhecidas. A suspensão traseira ainda é ajustável conforme o tipo de piso enfrentado pela moto. As rodas são de alumínio de raios 19 na dianteira e 17 na traseira. Para segurar o conjunto, discos de freio com 310 mm à frente e 260 mm atrás com ABS que não pode ser desligado.
A nova V-Strom 650 começa a ser vendida na Itália no fim de julho por 8.400 euros - cerca de R$ 19 mil. Serão oferecidas três cores para a carenagem: branco, laranja e preto, mas uma vasta gama de acessórios, que inclui pinturas personalizadas, está disponível para a nova moto. Até o assento pode ser ajustado conforme as preferências do piloto, além de parabrisas, ponteiras de escapamento, protetor de corrente e sistema anti-furto.
Primeiras Impressões
A nova V-Strom 650 começa a ser vendida na Itália no fim de julho por 8.400 euros - cerca de R$ 19 mil. Serão oferecidas três cores para a carenagem: branco, laranja e preto, mas uma vasta gama de acessórios, que inclui pinturas personalizadas, está disponível para a nova moto. Até o assento pode ser ajustado conforme as preferências do piloto, além de parabrisas, ponteiras de escapamento, protetor de corrente e sistema anti-furto.
Primeiras Impressões
Vicenza/Itália - Os 18.300 modelos vendidos apenas na Itália dão ideia do sucesso da motocicleta na Europa. Se as melhorias feitas para a nova V-Strom forem consideradas, o sucesso dessa geração deve ser ainda maior. O teste realizado nas estradas ao redor da cidade italiana de Spalato mostraram as qualidades da nova Suzuki.
A posição de pilotagem é natural e ergonômica, com pouca inclinação do corpo à frente e apoios para os pés bem posicionados. O selim é confortável e o tanque não interfere na movimentação do piloto. O motor vibra pouco e o som do escapamento se torna mais presente apenas quando o ponteiro do conta-giros já se aproxima da faixa vermelha.
A entrega de força é suave e progressiva, sem hesitações, o que deixa a moto sempre com respostas prontas aos comandos do acelerador. Câmbio e embreagem são suaves e precisos, mesmo sob pilotagem mais forte. O ABS ajuda muito e reduz os espaços de frenagem consideravelmente. O torque abundante foi um dos fatores mais impressionantes do novo motor. Disponível em todos os regimes, garante ultrapassagens decididas e exige poucas trocas de marcha, mesmo em estradas sinuosas.
O chassi se mostrou muito bem acertado. Apesar de ser uma moto alta, responde bem em mudanças rápidas de trajetória. Os espelhos dão uma boa visão do que acontece atrás e praticamente não vibram com a moto em movimento.
O painel com elementos analógicos e diigitais é de fácil visualização e mostra informações de forma clara. Logicamente, a V-Strom não é uma moto das mais esportivas, mas entrega uma condução prazerosa em todas as condições, com um rodar seguro e até divertido.
A nova moto é versátil, segura e muito apropriada a viagens mais longas. A carenagem ajuda na aerodinâmica e contribui para o conforto em velocidades de cruzeiro mais elevadas. Entretanto, a vocação da V-Strom é mesmo o asfalto. A impossibilidade de instalar um protetor na parte inferior do motor ou de desligar o ABS limitam a condução no fora-de-estrada. Mas isso não abala a imagem da V-Strom, que se mantém como uma das melhores opções na categoria.
A entrega de força é suave e progressiva, sem hesitações, o que deixa a moto sempre com respostas prontas aos comandos do acelerador. Câmbio e embreagem são suaves e precisos, mesmo sob pilotagem mais forte. O ABS ajuda muito e reduz os espaços de frenagem consideravelmente. O torque abundante foi um dos fatores mais impressionantes do novo motor. Disponível em todos os regimes, garante ultrapassagens decididas e exige poucas trocas de marcha, mesmo em estradas sinuosas.
O chassi se mostrou muito bem acertado. Apesar de ser uma moto alta, responde bem em mudanças rápidas de trajetória. Os espelhos dão uma boa visão do que acontece atrás e praticamente não vibram com a moto em movimento.
O painel com elementos analógicos e diigitais é de fácil visualização e mostra informações de forma clara. Logicamente, a V-Strom não é uma moto das mais esportivas, mas entrega uma condução prazerosa em todas as condições, com um rodar seguro e até divertido.
A nova moto é versátil, segura e muito apropriada a viagens mais longas. A carenagem ajuda na aerodinâmica e contribui para o conforto em velocidades de cruzeiro mais elevadas. Entretanto, a vocação da V-Strom é mesmo o asfalto. A impossibilidade de instalar um protetor na parte inferior do motor ou de desligar o ABS limitam a condução no fora-de-estrada. Mas isso não abala a imagem da V-Strom, que se mantém como uma das melhores opções na categoria.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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